Garota cria bioplástico feito com resto de frutas

741 views
Elif Bilgin
Elif Bilgin. Foto: radioalo

Que o bagaço de cana de açúcar e outros restos de vegetais servem como combustível para veículos já não é mais novidade. Mas usar banana para produzir plástico é sem dúvida algo inusitado. Quem teve essa ideia foi Elif Bilgin, uma garota turca de 16 anos, que chegou a final do concurso Google Science Fair, levando essa sua criação de bioplástico feito a partir de substâncias encontradas na casca da fruta.

Elif Bilgin conta ao portal Olhar Digital que escolheu a banana por conter amidos e celulose em sua membrana protetora, as quais são ideais para a fabricação de fios isolantes e até mesmo próteses médicas. Além disso, a banana é abundante na natureza e o processo químico não agride o meio ambiente, sem contar que o bioplástico substitui o plástico comum derivado do petróleo.

A aspirante a cientista relata que foram realizados 12 testes no total. Entre a 9ª e 10ª tentativa o plástico se decompôs em três dias. Somente nos dois últimos testes o bioplástico tomou a forma exata de rigidez e consistência.

A elaboração do bioplástico fez de Elif Bilgin vencedora do Google Science Fair 2013 na categoria inovação. Entretanto, essa não é a primeira experiência vitoriosa da garota, que já venceu o concurso “Ciência em Ação” da revista Scientific American Science, o qual evidencia projetos ligados à ciência, saúde e meio ambiente.

Assista ao vídeo para entender como Elif realizou o estudo para criar o bioplástico: