Empresa tailandesa desenvolve bicicleta que purifica o ar

450 views
Air Purifier Bike (APB)
Foto: red-dot

A utilização de bicicletas beneficia a saúde humana, por se tratar de uma atividade física, reduz o número de automóveis no trânsito e, consequentemente, diminui os volumes de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos. No entanto, para os tailandeses da empresa Lightfog Creative, todas essas benfeitorias não são suficientes. Afinal, a companhia é responsável pelo desenvolvimento do Air Purifier Bike (APB), uma bicicleta que purifica o ar.

Criada pelo empreendimento sediado em Bangkok, a bicicleta tem potencial para captar material particulado, substâncias encontradas, principalmente, nas áreas urbanas, devido ao intenso tráfego de veículos automotores, e liberar oxigênio puro. Por meio da instalação de um tanque d’água acompanhado de um sistema composto por células de fotossíntese, o ar limpo é expelido ao ciclista e para quem estiver por perto.

Localizado na parte frontal da bicicleta, entre o guidão da bike, mais precisamente, o dispositivo de filtragem de oxigênio, primeiramente, oferece ao ciclista a oportunidade de desfrutar de uma respiração saudável, isto é, beneficiando-os individualmente. Entretanto, se a “Bicicleta Purificadora de Ar” (tradução do nome original do produto em inglês) conseguir incentivos, preços acessíveis e adesão do público, cidades inteiras poderão ser contempladas com a redução de suas taxas de poluição.

Apesar de optarem pela utilização de um meio de transporte ecologicamente correto e benéfico à saúde, os adeptos do ciclismo são expostos a uma grande quantidade de poluição, uma vez que, ao transitarem pelas vias das metrópoles, circulam entre diversos tipos de automotivos, ou seja, os agentes causadores de até 90% das emissões de toxinas no mundo. Portanto, está mais do que na hora de cuidar daqueles que promovem a mobilidade urbana sustentável.

Air Purifier Bike (APB)
Foto: red-dot