Indaiatuba cria programa sustentável baseado na reciclagem de pneus

1.093 views
Indaiatuba
Indaiatuba. Foto: andken

A cidade de Indaiatuba, localizada há 104 km da capital paulista, há tempos enfrentava a questão do descarte irregular de pneus. A solução foi encontrada recentemente, em 2010, quando o governo municipal elaborou o Projeto de Destinação dos Pneus em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que recolhe os pneus coletados pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente da cidade por meio de caminhões de empresas terceirizadas. Depois disso, os pneus usados são destinados para outras indústrias com o objetivo de serem reutilizados.

Segundo Adriano Mayoral, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Indaiatuba, o projeto consiste no recolhimento de pneus velhos das borracharias da cidade e encaminhamento até a reciclagem. Mas antes de serem levados até os locais de processamento, os pneus vão para um galpão onde são armazenados e protegidos. Depois disso, são destinados aos locais apropriados. A cada retirada dos galpões, realizada uma vez por mês, são levadas entre 10 e 12 toneladas de pneus. Só no ano passado, por exemplo, foram coletados 144 toneladas.

Os pneus são encaminhados à Anip e reaproveitados de diversas formas, como na produção de borrachas de vedação, asfalto-borracha, fabricação de solados de sapato, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportiva e pisos industriais. De acordo com Mayoral, “todas essas destinações são aprovadas pelo Ibama como ambientalmente adequadas. Grande parte dos pneus coletados vai para combustível alternativo usado nas cimenteiras. Para que seja ambientalmente correta, a queima desse material é cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de filtros especiais”.

Projeto de Destinação dos Pneus
Foto: indaiatuba.sp.gov

A reciclagem conta como apoio do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Indaiatuba, que leva, a cada 15 dias, uma equipe técnica até as borracharias para verificar se existem focos de dengue e se os pneus estão sendo armazenados de forma adequada até que sejam recolhidos e levados para o aterro ou galpões, onde aguardam a retirada pelos caminhões.

Este projeto rendeu bons resultados e ainda foi finalista do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade 2013. No entanto, a iniciativa atua somente com a reciclagem de resíduos sólidos e a logística de viabilização dos pneus acaba também por poluir a atmosfera, pois existe no processo a dupla demanda de emissão de gases tóxicos dos veículos que retiram o material das borracharias e depois ainda os levam para os locais de reaproveitamento.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Prefeitura de Indaiatuba

Ação: Destinação de pneus no município de Indaiatuba