Plogging, a iniciativa sustentável que combina esporte com recolhimento de resíduos

2.203 views

Era uma vez, lá em 2016, na Suécia. O atleta Erik Ahlstrom corria pelos parques da cidade de Estocolmo e, entre uma passada e outra, tropeçava em resíduos descartados de forma inadequada. Ele então começou a limpar o lixo dos lugares por onde passava. Pouco depois, a rotina do corredor se propagou pelo país graças a eventos populares. Pronto, estava criado um novo esporte. Atualmente, as redes sociais tornaram o plogging (que é uma contração da palavra sueca plocka upp, que significa recolher, e da palavra inglesa jogging, que significa corrida a pé de baixa velocidade), um fenômeno global que envolve mais de 20 mil pessoas por dia em mais de uma centena de países.

A ideia desta iniciativa sustentável é muito simples: os participantes, também chamado de ploggers, saem para rua com um saco de lixo dispostos a recolher os desperdícios que encontrarem durante a prática esportiva. Os resíduos recolhidos mais comuns são os plásticos de um só uso, como garrafas e tampas, embalagens de sanduíches, doces e fast food, canudinhos e talheres descartáveis.

O plogging é tão bom para o planeta quanto para o corpo, pois você pode treinar todos os músculos graças ao trabalho do abdômen, braços e glúteos sempre que se abaixar ou agachar para pegar algo no chão. Especificamente, meia hora de plogging queima quase 300 calorias e pode ser feito na cidade, na serra, no campo ou em qualquer lugar onde haja resíduos a serem recolhidos. Para ser um plogger, você só precisa de um par de luvas de borracha e um saco de lixo transparente.

Plogging pelo mundo

Um dos aspectos mais surpreendentes do plogging foi sua rápida expansão mundo a fora. A prática se estendeu como pelos cinco continentes e quase todas as grandes cidades do mundo têm grupos de plogging. Só na Cidade do México, por exemplo, já são mais de 10 mil voluntários, com 4 mil praticantes.

E pelo Brasil

Por aqui a prática também conta com adeptos. É o caso do Plogging Recreio, no Rio de Janeiro, do Plogging Porto Seguro, na Bahia, Plogging Floripa e São Paulo! Quem sabe você se junta a algum deles ou organiza o seu?

***

Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade! Conteúdos novos todos os dias!

Fontes: BBC | Iberdrola | Viajar Verde