Os autores que deram origem ao Pensamento Ambiental

1.857 Visualizações

Nesta coluna irei fazer um resumo sobre as origens do pensamento ambiental e sua relação com a sustentabilidade através de um resumo de livros e autores importantes, que fundamentaram os conceitos ao longo da história.

Araucarias
Foto: meioambiente.pr.gov

Muitos autores de destaque já observaram e influenciaram a história com seus estudos, textos e palestras por todo o mundo. E ainda influenciaram leis, códigos estatutários e a ciência.

Não se sabe ao certo, a origem desta revolução, se deu-se pela escassez, tragédias e desastres, ou pela ciência de prever tais alterações.

Mas o fato é que a ciência evoluiu, acompanhou, analisou e passou a emitir pareceres globais estruturados, monitorados, condensados e passou a influenciar, de forma nunca antes vista na humanidade, as decisões políticas.

Ainda não estamos vendo grandes influências sobre as decisões econômicas e, ao contrário, estamos vendo muita dificuldade em se chegar a um consenso internacional (Rodada DOHA, BALI, etc.).

Mas diferente do passado, onde autores e cientistas organizavam-se em universidades, e até nas ruas, hoje em dia, formou-se um consenso que merece relatar a origem de todo o pensamento, pois foram os construtores de um “Pensamento Verde” que vivemos hoje.

São nomes importantes que construíram tal pensamento global:

Tabela

Na minha próxima coluna vou abordar um pouco sobre o pensamento de Adam Smith (que para surpresa de muitos) em seus quatro volumes de a “A Riqueza das Nações”, onde o autor já definia brilhantemente os horizontes da RIQUEZA DAS NAÇÕES em seus diários, ou seria SUSTENTABILIDADE DAS NAÇÕES?

Um boa pergunta para debate!