Como meu trabalho pode prejudicar ou proteger o meio ambiente?

1.029 Visualizações

Passamos a maior parte de nosso dia no ambiente de trabalho e em alguns momentos nem nos damos conta de quanto material é desperdiçado ou descartado sem necessidade.

Você já parou para pensar em como seu trabalho pode prejudicar ou proteger o meio ambiente? Incorporar atitudes simples e deixar de lado hábitos danosos ao meio ambiente são gestos importantes que podem ajudar a salvar o planeta. Assim, separamos algumas atitudes responsáveis e outras ruins que devem ou não ser empregadas ao seu dia a dia no escritório:

Atitudes responsáveis

Caneca
Foto: borboletasnacarteira

1. Reutilize folhas com conteúdo impressos para recado: Use folhas impressas de um lado só como rascunhos. Além disso, pense bem antes de imprimir algum documento e avalie se ele pode ser enviado por e-mail.

2. Evite o uso de copos descartáveis: Deixe de lado os copos descartáveis e traga de casa uma caneta ou um copo de vidro.

3. Usa o protetor e o fundo de tela do computador com tons escuros: Você está no caminho certo, pois a iluminação clara no monitor gasta mais energia.

4. Tira o carregador da tomada após completar a carga do celular: Deixar o carregador na tomada mesmo após desplugar o celular continua consumindo energia elétrica.

Atitudes ruins

1. Sair para almoçar ou para ir a uma reunião e deixar o computador ligado: Quando não estiver usando o computador, não se esqueça de desligar o monitor. Deixá-lo ligado sem nenhuma utilidade, naquela função stand by, consome entre 15% e 40% de energia, mesmo se os aparelhos estiverem desligados.

Sala de trabalho
Foto: auriflex

2. Prefere usar o elevador que a escada: Caso seu escritório esteja localizado nos andares de baixo, não hesite em trocar o elevador pelas escadas.

3. Adora o ar condicionado: Convença seus colegas de que é melhor abrir as janelas do que ficar o dia inteiro com o ar condicionado ligado.

4. Usa o telefone para falar com os colegas de trabalho durante o expediente: Use a tecnologia a favor do meio ambiente e utilize o e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas para se comunicar no trabalho.