Empreendedora cria “pano de cera” reutilizável e biodegradável para embalar comida

179 views

Preocupada com o meio ambiente, a empreendedora Luciana Caran criou uma alternativa sustentável ao filme plástico: o pano de cera. A Envolve BioEmbalagens, sua empresa, é a primeira do Brasil a produzir em larga escala o tecido feito a partir de componentes como algodão, cera de abelha, breu e óleo de coco.

Diferente das embalagens de plástico descartável, que geram lixo e podem levar até 400 anos para se decompor, o papel de cera pode ser lavado e reutilizado por até 150 vezes, tendo duração estimada de um ano. Durante esse período, a Envolve estima que cada unidade seja capaz de gerar uma economia de 30 metros de plástico filme.

O tecido é perfeito para guardar alimentos graças à sua fina camada de impermeabilização, que permite que eles respirem, assim como acontece com as cascas de frutas, mantendo-os frescos por mais tempo. É um produto ecologicamente saudável e tem a praticidade de poder reutilizar. Isso gera economia de dinheiro também.

Pode ser retornado ou reaproveitado

Foto: Instagram

Para o descarte, a Envolve BioEmbalagens oferece aos clientes a opção de participar do programa de logística reversa, dando 20% de desconto para novas compras após a devolução de produtos utilizados por no mínimo 6 meses.

Clientes que não quiserem participar do programa podem descartar o material em composteiras, pois ele é biodegradável. Além disso, também pode ser reaproveitado como elástico ou material para acender lareiras ou churrasqueiras.

Planos futuros

A Envolve está estruturando um projeto para viabilizar a venda do produto por mulheres em situação de vulnerabilidade, com comissão próxima de 50%, como forma de complementar a sua renda.

A marca também tem dialogado com grandes empresas interessadas em adotar o embrulho ecológico em suas cozinhas. “Se der certo, vamos voltar nossa atenção para o mercado corporativo porque faz mais diferença, as cozinhas industriais gastam muito mais plástico”, diz Caran.

Como encontrar

A fábrica da Envolve BioEmbalagens está localizada no Campo Limpo, zona sul de São Paulo e tem capacidade para produzir 1.500 unidades por dia em diferentes tamanhos com uma máquina desenvolvida especialmente para o produto.

Os panos de cera vêm em mais de 30 opções de estampas diferentes e podem ser comprados no site da Envolve, na Amazon ou em lojas pelo Brasil.

Fontes: Envolve | Ecoa | Razões para acreditar