Costa Rica utiliza somente energias renováveis há 84 dias

645 views
flickr.com / Armando Maynez Pela economia, a tendência é de que a redução das tarifas de eletricidade no país continue nos próximos meses.

Dando exemplo de sustentabilidade, a Costa Rica está há 84 dias consecutivos abastecendo toda a sua população – cerca de cinco milhões de pessoas – utilizando somente fontes de energia renováveis.

Avançando ainda mais em direção a um futuro neutro em carbono, o país latino-americano atribuiu o feito aos bons índices pluviométricos que possibilitaram o aproveitamento do potencial hidrelétrico. Energia solar, eólica e geotérmica, outras fontes de energia consideradas renováveis, também foram utilizadas. As informações são do Instituto de Eletricidade da Costa Rica (ICE).

Além de preservar o meio ambiente, o acontecimento também permitiu  redução de 12% nas tarifas de eletricidade no país. A tendência é de que a redução siga adiante até os próximos meses.

Comprometida a neutralizar suas emissões de carbono até 2021, a Costa Rica já havia emitido sua decisão de poupar suas reservas de petróleo, diminuindo a queima de combustíveis fósseis e investindo em fontes de energia limpa. Parte desta decisão se deu ao status de refúgio turístico e ambiental que o país tem e a necessidade de se preservar seus mananciais.