Entenda o conceito de consumo verde e se transforme em um consumidor verde

1.303 Visualizações
Poluição do ar
Foto: estadao

Você já deve ter lido sobre a geração do consumo que começou no período pós-guerra no começo do século passado quando o mundo, devastado pelas Grandes Guerras, precisava se recuperar. Potências como os EUA, principalmente, começaram um processo de produção muito elevado.

Com o avanço das tecnologias, que antes eram bastante concentradas na área militar, começaram a provocar a criação de novos produtos e processos de fabricação, diminuindo o tempo de produção e o custo. A humanidade passou então a se tornar muito consumista, também ajudada por  estratégias bem sucedidas de propaganda e marketing.

O principal prejudicado em toda essa evolução foi exatamente o meio ambiente. Os processos e materiais utilizados são muito prejudiciais à natureza, emitem gases tóxicos, utilizam fontes de energia não renovável e produzem muito lixo e poluição.

Consumo Verde

O conceito de consumo verde passou a ser pensando e implementado para amenizar os danos causados ao meio ambiente em todas as áreas da nossa sociedade. Ou seja, foram pesquisadas novas tecnologias e matérias-primas para diminuir ou zerar os danos ao nosso meio ambiente.

Além disso, ser um consumidor verde não é apenas preferir marcas que baseiam a sua produção em técnicas ecologicamente corretas, mas também que possuem hábitos e atitudes que prezem pela economia.

Um consumidor verde prefere utilizar o transporte coletivo para trabalhar ao invés de dirigir um carro sozinho; não joga lixo na rua; utiliza sacolas ecológicas para economizar na produção de sacolas plásticas no supermercado; participam da coleta seletiva e da reciclagem; denunciam irregularidades de despejo de resíduos industriais e comércio ilegal de animais; utilizam de forma racional a água; promovem a economia de energia elétrica, entre outros.

O consumo verde também se estende aos ambientes empresariais. Políticas de economia de papel, racionalização de energia e a troca de copos de plástico descartáveis por copos e canecas individuais são alguns exemplos do que a sua empresa pode aplicar sem sofrer com a mudança.

Lixo coleta seletiva
Foto: coletivoverde