Casa ecológica baseada na arquitetura hobbit é construída no País de Gales

1.209 Visualizações
Casa de Hobbit
Foto: beingsomewhere

Bilbo, Frodo e Gandalf protagonizam histórias na saga O Senhor dos Anéis, obra literária de fantasia que foi transformada numa trilogia de filmes, porém, os conceitos encontrados na narrativa podem se fazer presentes longe das páginas dos livros e telas de cinema. Como? Seguindo os modelos de arquitetura do Condado (região fictícia na qual habitam os personagens), Simon Dale, do País de Gales, desenvolveu a casa ecológica de hobbit, que pode ser uma moradia útil à humanidade.

A residência de baixo impacto ambiental foi construída a partir de pedaços de madeira, argamassa de cal, isto é, um revestimento que favorece a respiração por ser menos poluente do que cimento, e conta com uma lareira para aquecer a habitação e um frigorífico resfriado por fluxo de ar no subsolo.

No telhado da estrutura foram instalados painéis fotovoltaicos para fornecer energia solar aos ambientes do empreendimento. Contudo, uma claraboia central foi projetada no teto para deixar a iluminação natural alcançar a maior parte dos cômodos, promovendo a economia de eletricidade.

Casa de Hobbit
Foto: beingsomewhere

Para concluir a edificação, Simon Dale utilizou 5 mil dólares, isto é, cerca de R$ 11.280. Entretanto, com este investimento relativamente baixo, foi possível implantar um sistema que abastece a casa através do bombeamento de água de uma fonte próxima, um banheiro de compostagem e um mecanismo que reaproveita as chuvas para irrigar os jardins do local.

O projeto sustentável elaborado a partir do design hobbit foi incluído à ecovila de Pembrokeshire, desenvolvida pela Organização Lammas, no condado no sudoeste do País de Gales, uma iniciativa pioneira que capacita as pessoas para o uso dos recursos naturais sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Portanto, apesar de pertencerem a uma ficção publicada por J. R. R. Tolkien em 1954, os conhecimentos difundidos no O Senhor dos Anéis continuam atuais. Por exemplo, a personagem Galadriel, interpretada pela atriz Cate Blanchett no filme A Sociedade do Anel, primeiro longa da série, diz: “O mundo mudou. Posso sentir na água, posso sentir na terra, posso sentir no ar. Muito do que havia está perdido”, frase esta que poderia ilustrar o aquecimento global, as emissões de poluição na atmosfera e as mudanças climáticas.

Confira a galeria de fotos da casa ecológica baseada na arquitetura Hobbit:

Fotos: beingsomewhere