Caneta biodegradável é feita com batata

1.097 views

Pensar em alternativas que agridam menos o meio ambiente e poupem ainda mais os recursos naturais tem sido a tarefa de muitas indústrias atualmente. Uma delas, nos Estados Unidos, conseguiu criar uma caneta que tem aproximadamente 98% de sua estrutura de componentes biodegradáveis, ou seja, de fácil decomposição no meio ambiente.

A ideia partiu da DBA, empresa com sede em Nova York, ao criar uma linha de produtos sustentáveis, dentre eles a caneta DBA 98 feita com bioplástico de batata. Este tipo de plástico é produzido a partir do amido desse tubérculo, que substitui o uso do plástico comum derivado do petróleo. O reservatório de tinta também possui elementos de fibra em sua composição e a própria tinta é feita de água, glicerina, benzoato de sódio e pigmentos vegetais.

De acordo com a empresa, cerca de 5,2 bilhões de canetas são vendidas anualmente nos Estados Unidos. Em uma comparação simples, é como se a quantidade de canetas produzidas pudesse envolver a estrutura do planeta Terra por 18 vezes. Além disso, a matéria-prima usada na produção das canetas convencionais demora em média 450 anos para se decompor. Já com a caneta biodegradável, esse tempo seria reduzido para 180 dias. O produto já está à venda desde abril nos EUA pelo valor aproximado de R$ 16 por um estojo com três canetas.

Caneta
Foto: dba-co