Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de m² em construções sustentáveis

804 views
Eco House
Eco House. Foto: ecohouseconstrutora

De acordo com a Fundação Vanzolini, instituição privada criada por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PRO) e sem fins lucrativos, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de m² em habitações ecologicamente corretas, investimento que deu destaque ao País no cenário internacional.

Quanto à metodologia do levantamento, os dados foram baseados no número de imóveis registrados pela certificação Processo AQUA, lançada no ano de 2010 pela Fundação Vanzolini, com exclusividade para o setor da construção civil. O selo AQUA foi desenvolvido a partir dos conceitos do arquétipo francês HQE (Haute Qualité Environnementale), elaborado pela Association Reconnue D’Utilité Publique, em 1996.

Os levantamentos apontam que 80 edifícios de apartamentos, a soma de 80 casas populares e quatro residências de alto padrão já possuem o certificado referente ao Processo AQUA, isto é, ao todo, os números chegam a 7.711 unidades habitacionais avaliadas. A significativa adesão deixa evidente a preocupação do povo brasileiro com as questões ambientais, sociais e econômicas no território brasileiro.

O professor Manuel Martins, coordenador executivo do Processo AQUA, explica que o selo não estabelece normas para os procedimentos de construção nem indica materiais ou soluções para as edificações, mas avalia o desempenho das obras frente à natureza, condições de saúde e conforto proporcionados pelas estruturas das moradias.

Horizon Residence Premium
Horizon Residence Premium.
Foto: facebook horizonresidence

Assim como o Selo Procel Edifica, desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica em parceria com o Inmetro em 2003, que inspeciona a eficiência energética dos imóveis, o Processo AQUA examina desde o projeto até a finalização das obras e sua utilização, porém, além do consumo de eletricidade, a certificação considera também a economia de água, disposição de resíduos e manutenção, qualidade de vida dos usuários e contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

Para os interessados em aderir projetos aos conceitos de habitação sustentável do Processo AQUA, a Fundação Vanzolini recomenda a consulta aos Referenciais Técnicos de Certificação, que demandam medidas diferentes para cada tipo de edificação e a solicitação de uma avaliação através do e-mail: seloaqua@vanzolinicert.org.br.