Arquitetos americanos criam pavilhão com imensa “fazenda vertical”

445 Visualizações

A preocupação com a qualidade e segurança alimentar tem ganhado cada vez mais espaço, pautando debates e iniciativas que buscam soluções viáveis para o problema. É o caso da Expo Milão 2015, evento internacional de design sustentável que, neste ano, reuniu empresas e organizações do mundo todo para discutir ideias e projetos inovadores que ajudem a prover aos mais de 7 bilhões habitantes do planeta alimentos abundantes e saudáveis.

Um dos destaques do evento foi o pavilhão americano criado pelo escritório de arquitetura Biber Architects. Pensando no tema do evento – “Feeding the Planet, Energy for Life” –, os arquitetos projetaram um mecanismo verde – com o comprimento de um campo de futebol – que funciona como uma gigantesca horta vertical, onde as plantas são cultivadas através de um sistema hidropônico.

O imenso jardim conta ainda com sistema de irrigação que utiliza a água da chuva, além de painéis rotativos que se movem durante o dia para receber a quantidade de luz necessária. No interior do pavilhão, food trucks servem comidas tipicamente americanas.

Outros pontos da construção também merecem destaque pela sustentabilidade, como a estrutura feita de ferro reciclável e a presença de painéis solares ultrafinos para geração de energia em seu interior.

Fonte: inhabitat.com/
Fonte: inhabitat.com/
Fonte: inhabitat.com/
Fonte: inhabitat.com/
Fonte: inhabitat.com/
Fonte: inhabitat.com/
Fonte: inhabitat.com/