Eucalipto arco-íris parece ter sido pintado à mão

1.166 views
Fonte: liftbump.com Fenômeno de oxidação dentro da casca é responsável pelo colorido do tronco.

Árvore de grande porte, o eucalipto arco-íris se destaca pelo colorido ao longo do seu tronco. Encontrado no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné, parece que foi pintado à mão e há quem duvide até hoje de que esse fenômeno da natureza realmente existe.

Quando plantado no seu habitat natural, pode atingir 75 metros de altura, com 240 centímetros de diâmetro de tronco; mas em cultivo geralmente permanece entre 20 a 30 metros de altura. Mas, afinal, qual é o segredo por trás das cores?

A casca exterior cai anualmente em diferentes épocas, mostrando a casca interior verde claro. Com o tempo, a casca interna também vai oxidando e escurecendo criando tons de azul, roxo, laranja e até vermelho. Então novamente começa a escurecer para os tons de marrom até que amadurece completamente e cai. Esse é o ciclo, que mais se parece mágica!

Além do tronco, as folhas também chamam a atenção, já que apresentam cor verde-escura na parte superior e cinza na inferior. As flores e sementes também se destacam, com cores mais simples.

Outro fator que chama a atenção é a fácil multiplicação por sementes ou estacas. É que as sementes germinam entre 4 a 20 dias após a semeadura e as estacas devem ser removidas dos ramos de plantas jovens, com menos de 2 anos. As mudas podem ir para o local definitivo com cerca de 4 meses. Essa facilidade tem transformado a árvore em objeto desejo de paisagista e arquitetos para enfeitar jardins e ruas.

Eucalipto se torna árvore de jardim

A árvore antes era cultivada somente para o uso industrial da produção de papel, no entanto, devido à sua beleza, tem sido amplamente difundida para o uso ornamental em jardins públicos e privados ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

No paisagismo, por exemplo, o eucalipto arco-íris é ótimo para transformar simples ruas. É preciso, no entanto, ter cuidado. O ideal é utilizá-lo em jardins, assim como em praças e parques, distante de tubulações enterradas, muros, casas e fiações.

Fonte: liftbump.com
Fonte: liftbump.com
Fonte: liftbump.com
Fonte: liftbump.com