Árvores frutíferas de sombra: conheça 4 frutas que crescem e produzem na ausência da luz solar

19.761 Visualizações
Embora o sol seja importante para a sobrevivência dos animais e plantas, existem algumas espécies de árvores frutíferas que se desenvolvem mesmo com pouca luz solar.

A luz solar é extremamente importante para a sobrevivência dos animais e das plantas. Isso porque, graças aos raios de sol, as árvores crescem de maneira saudável e podem, assim, produzir frutas e sementes com maior qualidade. Porém, o que pouca gente sabe é que existem muitas plantas que não dependem tanto da luz do sol para se desenvolver.

Embora a afirmação anterior pareça um pouco estranha, existem mesmo alguns tipos de árvore — inclusive frutíferas — que não necessitam dos raios solares para crescer e se desenvolver naturalmente. Essas espécies são chamadas de árvores frutíferas de sombra, e normalmente se desenvolvem em ambientes que recebem pouca luz solar durante o dia ou que são cobertos parcialmente.

Por possuírem essas características, essas plantas são uma boa opção para quem mora em apartamento e gosta de cultivar pequenas árvores em vasos dentro de casa. Ficou curioso para saber quais são essas frutas que crescem na sombra? Conheça quatro tipos a seguir:

4 frutas que crescem na ausência da luz solar

Framboesa

A framboeseira é a árvore frutífera que nos presenteia com a framboesa, uma fruta vermelha e adocicada que é muito utilizada para a produção de doces e para a decoração de bolos. Árvore do tipo espinheiro, a framboeseira se adapta muito bem em lugares com pouca luz solar e, por isso, é considerada uma árvore frutífera de sombra. Essa fruta também não é exigente quando o assunto é clima, e resiste muito bem em ambientes quentes ou frios.

Amoras

As amoreiras, classificadas no gênero de árvores caducifólias, também produzem frutas que crescem na sombra. Muito utilizada para a produção de geleias, sorvetes e sobremesas em geral, a amora não necessita de muita iluminação para surgir nos galhos da árvore e ser saboreada.

Morango

Planta da família das rosáceas, o morangueiro também é considerado uma árvore frutífera de sombra por não necessitar de muita iluminação solar para se desenvolver. O morangueiro nos presenteia com o morango, fruto vermelho muito popular e consumido no mundo todo.

Essa planta se adapta facilmente em diversos tipos de climas e solo, versatilidade que faz com que ela seja cultivada em diversas regiões do Brasil — com plantações no Paraná, Goiás, Santa Catarina, Distrito Federal e em outros estados.

Groselha

Quando falamos em groselha, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é aquele xarope muito utilizado para fazer sorvete e sucos. Mas antes de se transformar nesse líquido, a groselha é uma pequena fruta avermelhada que nasce na groselheira. Em países do norte da Europa, essa fruta que cresce na sombra é um dos ingredientes mais utilizados na produção de sobremesas e bolos.

A groselheira é considerada uma árvore frutífera de sombra pois não necessita do contato constante e direto com os raios solares para crescer, desenvolver-se e dar frutos. Muito versátil, essa planta se adapta em climas variados e precisa de muita água diariamente.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / syaber