Projeto Tamar alcança marca de 25 milhões de filhotes de tartaruga

389 views
Projeto Tamar No auge do verão, a cada noite nascem cerca de 25 mil filhotes nos litorais brasileiros.

No ano de 1981, um projeto revolucionário, em seu segundo ano de existência, garantiria o nascimento de pelo menos dois mil filhotes de tartaruga. Passados 35 anos, conquistando o apoio de autoridades e da população, o Projeto Tamar é hoje uma referência na resolução de questões ambientais e inspira novas ONGs e ações sociais a seguirem o mesmo caminho.

De acordo com dados da própria instituição, só de 2010 até o último ano houve um crescimento de 86,7% no número de filhotes em relação ao período anterior de cinco anos. Neste próximo sábado, 20, o Tamar comemorará a marca de 25 milhões de filhotes de tartarugas marinhas que foram alcançados pelo programa e são protegidos por suas ações.

Para se ter uma ideia, a cada noite de auge do verão nascem cerca de 25 mil filhotes nos litorais brasileiros. As tartarugas fêmeas aumentam ano após ano a lista de reprodução. Só no último ano foram quase 7.500 novas mamães.

Em entrevista cedida para o Blog Curiosidades Animal, Guy Marcovaldi, um dos fundadores e idealistas do Tamar, explica que para a garantir a sobrevivência dessas tartarugas, o Tamar protege cerca de 1.100 quilômetros de praias através de 25 bases de pesquisa.

Sobre o evento que marca, efetivamente, a chegada ao mar do filhote número 25 mil, no Tamar de Praia do Forte, os organizadores divulgaram que a pequena tartaruga inicia seu trajeto por volta das 17h30. Em conjunto, outros filhotes recém-nascidos e tartarugas reabilitadas caminharão sobre a praia – inclusive, a ação acontece em outros oitos estados simultaneamente – e a festa contará com o show de Milton Nascimento e Dudu Lima Trio, para comemorar mais um aniversário da ONG.