Benchmarking Brasil reúne especialistas para debater sobre sustentabilidade

Encontros técnicos vão compartilhar conhecimento e apresentar cases

27 de janeiro de 2016
publicado por
Redação

Reprodução / Facebook Durante quatro encontros, especialistas vão debates ações que beneficiam o meio ambiente.

Um dos mais respeitados selos de sustentabilidade, o Benchmarking Brasil vai promover quatro eventos ao longo de 2016, para discutir tema e cases ligados à sustentabilidade. Os chamados Encontros Técnicos são abertos e gratuitos e tem como objetivo reunir num mesmo local importantes especialistas, cientistas, ativistas e lideranças para falarem sobre sustentabilidade.

Sempre na última quinta-feira do mês, além do convidado especialista no assunto abordado, o evento abre espaço para apresentação de cases Benchmarking convergentes com os temas da programação que foram apontados em enquete realizada com profissionais da área.

Este ano, os encontros receberão 12 cases Benchmarking de várias temáticas gerenciais: resíduos, recursos hídricos, educação ambiental, políticas e ferramentas de gestão, proteção e conservação, energia etc.

Confira abaixo a agenda dos Encontros Técnicos – Calendário 2016

Local: Auditório da Universidade Anhembi Morumbi (Campus Paulista)
Endereço: Avenida Paulista, 2000 – 15o andar – São Paulo/SP
Horário: das 9h às 12h
Participação gratuita. Há emissão de certificado de participação pela internet para o público presente.
Inscrições: http://www.institutomais.com.br/forms/cadastro_eventos.php

28/01 – Sustentabilidade sob o prisma de novos segmentos
Convidada Especial: Sonia Bruck, Membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, da Comissão de Responsabilidade Social da FEBRABAN, do PRI (Principles for Sustainable Investment), do EPC (Empresas pelo Clima)/FGV e do Conselho do ISE (Índice de Sustentabilidade da BM&FBOVESPA). Membro do Conselho da GSI (Global Social Impact) – desde 2011. Jurada Benchmarking em 2008.
Cases Benchmarking certificados em 2015:
- Multiplicadores em Educação Ambiental – Triunfo Transbrasiliana (SP)
- Programa Jovem Sustentável – Fundação Alphaville (SP)
- Projetos de Vida na Ponta do Lápis – Brasil Prev (SP)

25/02 – Modelos gerenciais competitivos em temas de alto impacto
Convidada Especial: Cristiane Cortez, Mestre e Doutora em Ciências (USP), Assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP. Coordenadora de projetos no Centro Nacional de Referência em Biomassa do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (Cenbio/IEE/USP). Coautora de publicações da FecomercioSP e articulista do Livro BenchMais3 – As 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil.
Cases Benchmarking certificados em 2015:
- Receita de Sustentabilidade – Cargil (SP)
- Restauração Florestal – Casa da Moeda (RJ)
- Plano diretor de águas – ArcelorMittal (ES)

31/03 – Gerenciamento de resíduos em diferentes ramos de atividades
Convidado Especial: Fabricio Dorado Soler , Mestre em Direito Ambiental (PUC), e especialista em Gestão Ambiental (USP). Consultor do Banco Mundial para temas relacionados à gestão de resíduos sólidos. Coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos. No ano de 2014 foi indicado pela Global Law Experts Practice Awards como referência na categoria Waste Lawyer of the Year in Brazil. Foi jurado Benchmarking (2013) e articulista do livro BenchMais3 – As 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil.
Cases Benchmarking certificados em 2015:
- Compostagem de resíduos – Abbott (RJ)
- Descarte de Medicamentos – Instituto do Câncer (SP)
- A Reciclagem de Borracha – Dana (RS)

29/09 – Sustentabilidade: Campanhas e Políticas de Gestão
Convidada Especial: Cilene Victor, Mestre e Doutora em Comunicação Científica e Jornalista das áreas de ciência e meio ambiente, pesquisadora e consultora na área de comunicação e percepção de riscos de desastres naturais, ambientais e tecnológicos. Foi Consultora de produto da Unesco/MCTI (2014). Professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas e coordenadora do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Faculdade Cásper Líbero, além de diretora da revista Com Ciência Ambiental. Foi jurada Benchmarking em 2007.
Cases Benchmarking certificados em 2015:
- Sustentabilidade na Escola – Shahini Ambiental (SP)
- Programa Amigo Energia – Aurora (SC)
- Impressão Verde – CHESF (PE)