Faculdade de Medicina do ABC oferece curso de Gestão em Saúde Humana e Ambiental

364 Visualizações
Profissionais da saúde
Foto: noticiassobreochne

Médicos, enfermeiros e farmacêuticos são os profissionais que se dedicam ao tratamento de doenças e patologias. Porém, a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André (SP), com o curso de Gestão em Saúde Humana e Ambiental, inovou ao habilitar especialistas na função de evitar que sequer ocorram infecções decorrentes da degradação do meio ambiente.

Pela primeira vez no Brasil é ministrado um grupo de estudos com plano curricular que integra administração, saúde e qualidade ambiental. Mantida pela Fundação do ABC, a instituição de ensino tem como objetivo mesclar teoria e prática, fazendo os estudantes vivenciarem os problemas gerados pela atividade industrial e por toda infraestrutura que garante maior qualidade de vida à sociedade, mas que, no entanto, geram impactos prejudiciais à saúde humana e ambiental.

Iniciado em 2008, sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, o programa educacional tem duração de quatro anos, sendo dividido em oito semestres, nos quais são distribuídas disciplinas como Ciências Biológicas, Toxicologia e Gerenciamento de Resíduos, por exemplo, visando formar trabalhadores versáteis para atuação em diversas áreas.

“O curso aborda as interações entre os fatores ambientais, sejam estes físicos, químicos, biológicos e também os sociais, as transformações nos ambientes naturais e suas influências na saúde humana”, explica Alan Rosendo, biólogo e professor da FMABC. De acordo com o docente, o aluno será preparado para gerenciar problemas como a destinação incorreta de resíduos sólidos urbanos e traçar melhorias na qualidade de vida do trabalhador.

Abrangente, o processo educacional ainda traz as matérias de Políticas Públicas da Saúde Coletiva, Legislação Aplicada, Ruído Ambiental e Qualidade de Água, Ar e Solo, assim como Segurança e Higiene Alimentar, ou seja, os graduados terão conhecimento suficiente para influenciar de maneira positiva a vida e as atividades do cotidiano popular.

“O curso aborda as interações entre os fatores ambientais, sejam estes físicos, químicos, biológicos e também os sociais, as transformações nos ambientes naturais e suas influências na saúde humana”,  Alan Rosendo, biólogo e professor da FMABC”

Durante o tempo de ensino, a Faculdade de Medicina provê aos alunos a oportunidade de estagiar em hospitais-escola da região do ABC paulista, como o Hospital de Ensino Anchieta, Hospital Municipal Universitário, ambos em São Bernardo do Campo, Hospital Estadual Mário Covas e Hospital da Mulher, localizados em Santo André.

Este tipo de perito não deve enfrentar escassez de vagas no mercado de trabalho, uma vez que portará um repertório de informações essencial para a sobrevivência da população e preservação dos recursos naturais, para que as próximas gerações possam usá-los.

Faculdade de Medicina do ABC
Foto: hospitalbertioga

De acordo com a FMABC, os profissionais podem integrar equipes multidisciplinares em instituições públicas ou privadas de prestação de cuidado à saúde, órgãos públicos de saneamento básico e ambiental, empresas de consultoria e projetos e também funções docentes em unidades que difundem ensino superior.

A organização educativa oferece a utilização de salas de aula equipadas, laboratórios e ambulatórios, disponibilizando 60 vagas para as aulas de Gestão em Saúde Humana e Ambiental no período noturno. As inscrições para o curso irão até 01/11 e a prova está marcada para o dia 03/11.