Semana Lixo Zero em São Paulo

171 Visualizações

A limpeza nas cidades é um ato prático que ensina a importância da coleta seletiva e do descarte correto, e mostra os impactos negativos e riscos que os lixos oferecem para os animais e para nossa saúde.

Mostrar a realidade da poluição e degradação que o lixo causa na natureza é impactante e pode mudar o cenário atual, se cada um resolver fazer a sua parte.

Iniciativa Lixo Zero São Paulo

Todo o lixo jogado nas ruas é espalhado por toda a região de São Paulo, seja em parques ou ruas. Esse ato tem causado diversos problemas para a cidade, como a degradação das áreas turísticas e históricas.

Além disso, o custo para a limpeza pública tem aumentado, a proliferação de ratos surgindo, o entupimento da rede de esgoto, a poluição de rios e ferimentos na população e nos animais.

Pensando nisso, a Semana Lixo Zero São Paulo está convidando a todos para participar do IBIRA Lixo Zero São Paulo, que acontecerá no Parque Ibirapuera, neste sábado, 27 de outubro a partir das 9h.

A ideia é que todos que participem façam a coleta dos lixos deixados no chão e gramados do parque, triagem do material coletado e destinação correta para a reciclagem dos resíduos coletados. Além de participar de atividade sustentáveis.

A iniciativa pretende implementar a educação ambiental na prática, a fim de mostrar os impactos negativos que o descarte incorreto do lixo é causado por nós.

Quem pode participar do evento?

  • Toda criança acompanhada dos pais;

  • Grupos de quaisquer idades;

  • Pessoas com necessidades especiais.

O que levar para o evento?

  • Garrafinha de água para manter-se hidratado durante as atividades;

  • Haverá frutas, mas é bom levar lanchinhos (o evento durará 3h);

  • Capa de chuva ou sombrinha (o tempo em SP é imprevisível);

Cronograma das atividades

08h00 às 09h00: Retirada dos kits de coleta do lixo (luvas, sacos de lixo e instruções para as atividades);

09h00: Aquecimento;

09h30: Saída para a coleta;

11h00: Retorno ao ponto de encontro para triagem do lixo;

12h30: Encerramento com bate papo sobre o Lixo Zero e Workshops ambientais com a galera do MAP (Meio Ambiente na Prática), Eco.Tube, A Liga Animal, SeuLixoMeu, Mundo sem Bitucas e Limpa Brasil.

Triagem do lixo coletado

A atividade será totalmente prática, onde todos irão separar o lixo coletado junto a equipe da empresa de reciclagem, pesar e fazer um bate papo no qual será abordado as formas corretas de separação do material e as dificuldades da reciclagem.

Temas dos Workshops

#SeuLixoMeu: Oficinas de colorir com histórias infantis para o público infantil, como por exemplo, a pequena sereia, que será abordado a importância do descarte correto para que não haja destruição nos rios e mares;

MAP: Abordará assuntos voltados para profissionais que atuam ou pretendem atuar em prol do meio ambiente;

A Liga Ambiental: Vocês verão #ANovaGeração dos apaixonados pela natureza dando vozes aos animais;

Mundo sem Bitucas: Conscientização aos fumantes e não fumantes sobre os impactos que as bitucas de cigarro causam no meio ambiente;

Eco.Tube: Irá expor materiais lixo zero que poderão ser usados no dia a dia para reduzir o consumo de embalagens;

Dados do IBIRA Lixo Zero São Paulo

Data: 27 de outubro

Horário: A partir das 9h

Local: Parque do Ibirapuera

Ponto de encontro: Marquise (entrada pelo portão 10, Avenida Pedro Álvares Cabral).