Veja como foi construída a maior fazenda de energia solar

1.257 Visualizações
Fonte: Gizmodo O projeto pertence à MidAmerican Solar e tem capacidade para produzir 550 megawatts de energia limpa.

Dentre as energias renováveis, a solar é a mais limpa e eficiente, por isso, vem sendo cada vez mais difundida no planeta, principalmente em regiões cuja incidência do Sol predomina no decorrer do ano.

Uma prova disso é a maior fazenda de energia solar do mundo, chamada Fazenda Solares Topaz. Ela tem nove milhões de placas fotovoltaicas e capacidade para produzir 550 megawatts de energia limpa. Com 15,2 km² de extensão e localizada no condado de San Luis Obispo, na Califórina (EUA), essa estrutura gerará eletricidade suficiente para abastecer 160 mil casas e impedirá que 377 mil toneladas de CO2 sejam despejados na atmosfera todos os anos.

A fazenda começou a ser construída em 2012 e a previsão para que entrasse em pleno funcionamento era em 2015, mas a conclusão ocorreu antes do esperado e a usina solar já está em atividade.

O projeto pertence à MidAmerican Solar e a construção, operação e manutenção foram feitas pela First Solar. Além de ser a maior fazenda deste tipo de energia, ela também é a maior a estar ligada a linhas de transmissão.

A escolha do local para a construção se deu após uma extensa pesquisa que considerou o recurso solar disponível, a proximidade de linhas de transmissão já existentes e o uso limitado do solo, haja vista que as fazendas de energia solar são projetos arquitetônicos de larga escala, que utilizam quilômetros de terra e possuem uma grande capacidade fotovoltaica.

Confira um pouco mais dessa construção no vídeo:

Vale lembrar que a utilização da energia solar não se restringe apenas aos dias ensolarados, porque a produção pode ser armazenada em baterias e utilizada posteriormente.

Atualmente, os 10 países que mais usam energia solar são: Alemanha, Itália, Espanha, Japão, China, República Tcheca, França, Estados Unidos, Bélgica e Coreia do Sul. Porém, os Estados Unidos é um dos que mais necessitam, porque possuem cerca de 4% da população mundial, mas consomem 25% do petróleo do mundo.

Entretanto, o posto de maior usina solar dos Estados Unidos não será da Solares Topaz por muito tempo. O país já tem uma fazenda ainda maior sendo construída que, no próximo ano, produzirá 579 megawatts de energia.

No Brasil 

Já no Brasil, a maior usina solar em operação está na cidade de Tubarão, em Santa Catarina.

A usina Cidade Azul possui 19.424 painéis fotovoltaicos e capacidade de abastecer cerca de 2,5 mil casas em um ano. Este é o maior conjunto de energia solar já instalado em todo o território brasileiro, mas o caminho ainda é longo, pois este tipo de energia renovável responde por apenas 1% de toda a produção no país.