Tecnologia verde conecta sociedade ao desenvolvimento sustentável

606 views

A implantação de ferramentas que impulsionem o desenvolvimento sustentável, como arquitetura verde, consumo colaborativo e educação ambiental, se faz urgente para a sociedade atual, no entanto, nada disso será possível se não houver infraestrutura para apoiar este iminente objetivo. Portanto, com o intuito de minimizar os impactos ambientais causados pelo progresso científico, foram criados computadores e acessórios de informática a partir de tecnologia ecologicamente correta, confira alguns deles:

Recompute

Um exemplo de produto amigável à natureza é o Recompute, um computador projetado pela Universidade de Houston (EUA), que conta com um gabinete de papelão reutilizado. Contudo, apesar de possuir papel em sua composição, não há perigo de incêndio, pois a central de processamento é revestida por um material inibidor de chamas elaborado pela NASA.

Além disso, o aparelho é competitivo, uma vez que, em sua versão básica, apresenta o custo de aproximadamente R$ 1.380 e uma configuração com processador AMD Athlon II Quad-core 3.0 GHz, 4 GB de RAM, placa de vídeo Radeon 4250 GPU e oito portas USB.

Recompute
Recompute. Foto: recomputepc

Teclado de madeira certificada

Já a empresa francesa Orée inovou ao desenvolver um teclado de madeira certificada e que não necessita de conexões por fios. Fabricado de maneira artesanal, o item está disponível em dois tons e pode ser personalizado, com mensagens talhadas entre seus espaços. No entanto, a peça tem preço um tanto alto, chegando ao um valor próximo de R$ 380.

Teclado Orée
Foto: oreedesign

PC iameco

Com um design moderno que lembra as produções da Apple, o PC iameco (I Am Eco, termo em inglês que pode ser traduzido para “Eu Sou Ecológico”) V3, fruto da parceria entre o instituto alemão Fraunhofer IZM e o empreendimento holandês MicroPro, demonstra economia de energia e conta com 98% de componentes recicláveis.

Os fornecedores do “I Am Eco” ainda ressaltam que o equipamento tem 10 anos de vida útil, peças de reposição facilmente encontradas e, em sua manufatura, emite 70% de dióxido de carbono (CO2) a menos do que os computadores comuns. Eficientes e benéficos ao meio ambiente, os computadores de tecnologia verde têm tudo para conectar a sociedade a um desenvolvimento sustentável.

PC iameco
PC iameco. Foto: iameco