Você conhece o efeito estufa natural e seu papel na vida terrestre?

1.130 Visualizações
Efeito Estufa
Foto: mrv

Muito se escuta, mas pouco se sabe sobre o verdadeiro papel do efeito estufa natural. Ele é fundamental para manter a temperatura do planeta Terra adequada para a sobrevivência humana. Imagine o terceiro planeta do sistema solar sem a ajuda desse fenômeno de aquecimento térmico? Não sobreviveríamos em uma eterna era do gelo e muitas espécies não se desenvolveriam.

Vamos entender primeiro como funciona este efeito. Parte dos raios solares que atingem a terra são refletidos para o espaço e outra parte absorvidos e transformados em calor, devido aos gases estufa, que trabalham como isolantes, fazendo com que o aquecimento seja retido no planeta, como se fosse um cobertor. Este fenômeno contribui com a proliferação de vida na terra e com a subsistência humana.

Porém, com o crescimento da industrialização e o consumo exagerado, o homem tem contribuído demasiadamente para o aumento da concentração natural desses gases. O aumento do número de veículos faz com que aumente o consumo de combustível, e, consequentemente, a poluição do ar.

Novas indústrias são implantadas diariamente, contribuindo com a emissão de gases poluentes e resíduos químicos. O desmatamento também colabora com a emissão de gases nocivos, pois quando as árvores são cortadas, elas liberam uma grande quantidade de CO2 que estava armazenado para o processo de fotossíntese, em que elas purificam o ar devolvendo oxigênio para a atmosfera. Com ações negativas como estas, grande parte dos raios solares acaba esquentando a temperatura do planeta ao invés de voltar para o espaço, causando o aquecimento global. O efeito é exatamente como o de uma estufa.

O superaquecimento do planeta causa danos irreversíveis, como o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível dos oceanos, facilitando o surgimento de desastres naturais como tsunamis, furacões e maremotos. Essas mudanças climáticas também prejudicam a natureza, desregulam ecossistemas e causam a extinção de inúmeras espécies. A previsão é de que a temperatura do planeta aumente em 2°C nos próximos anos, causando ainda mais mudanças desastrosas.

Poluição
Foto: revistaepoca

Mesmo com tantas informações em noticiários e formação sobre o assunto nas escolas, o ser humano ainda não se conscientizou totalmente sobre o caos que o efeito estufa ainda pode causar na vida terrestre. Muito podemos fazer para evitar um efeito desastroso para as futuras gerações. Evitar ir de carro para o trabalho, reduzir a emissão de gases poluentes em indústrias e evitar o consumo de produtos que emitam CFC já são atitudes que podem prevenir alguns danos.