Startup cria máquina de biogás para ser usada em casa

1.184 Visualizações
Reprodução / Facebook O processo do Home Biogás produz gás de cozinha limpo.

Grande parte das residências brasileiras e mundiais consome energia de fontes não renováveis e que causam grande impacto ambiental, seja pela emissão de gases poluentes que causam o efeito estufa (provocando o aquecimento global) ou também por tragédias ambientais que devastam florestas, poluem rios e exterminam diversas espécies de animais e plantas. Além disso, com a conta de luz cada vez mais cara em todo o Brasil e a necessidade urgente de propostas alternativas para geração de energias limpas, não seria nada mal ter dentro de casa uma fonte geradora de energia renovável, não é verdade?

Pensando justamente em transformar este cenário, uma startup israelense lançou campanha de crowdfunding para viabilizar a produção do “Home Biogás”, uma unidade compacta que será capaz de gerar energia através dos resíduos comuns de uma residência. A ideia é que a família utilize o “Home Biogás” como destino de todo o lixo orgânico produzido ao longo do dia e, com isso, este lixo será transformado em gás e poderá ser reutilizado para cozimento.

Assim, o ciclo se torna mais sustentável: o biogás utilizado para cozinhar os alimentos é gerado justamente por restos alimentares, como sobras de almoços e jantares, cascas de frutas e legumes etc.

Como funciona o Home Biogás?

Reprodução / Facebook Com o Home Biogás, o ciclo se torna mais sustentável.

A unidade transformadora de energia pode receber, por dia, até seis litros de restos de alimentos ou ainda 15 litros de adubo animal. Neste último caso, o “Home Biogás” também irá transformar o adubo em biogás para utilização da família. Outro detalhe divulgado pela startup é que a unidade tem a capacidade de transformar um quilo de restos alimentares em 200 litros (sete pés cúbicos) de gás renovável. Esta energia é mais do que suficiente para suportar uma hora de cozimento.

Outro ponto que chama a atenção é que além do valor ambiental inquestionável, o “Home Biogás” também apresenta um design moderno e muito fácil de operar. O equipamento pesa cerca de 40 quilos e sua altura é pouco mais de um metro, com largura proporcional para instalação em qualquer ambiente.

Crowdfunding

Quem apoiar a campanha de financiamento coletivo poderá adquirir uma unidade do “Home Biogás” por $945. O interessado receberá o equipamento assim que os valores estipulados pela startup forem alcançados. Após conclusão e eventual comercialização, o equipamento poderá custar até $ 1.500 para o consumidor final.

Veja como apoiar: http://www.homebiogas.com/