Fruteira inteligente avisa quando a fruta vai estragar

452 Visualizações

Cansada de ver as frutas estragando na fruteira de casa, a estudante de design Jagjit Chodha, da universidade de Brunel, em Londres, criou um recipiente ainda mais útil do que somente abrigar frutas. A fruteira inteligente possui um dispositivo que detecta a quantidade de mofo antes que se espalhe para outros legumes, verduras e frutas.

fruteira
Foto: Divulgação

A fruteira ficou exposta até o último dia 16 de junho na Universidade de Brunel, em uma feira de Design e Engenharia que exibe as tendências de design e destaca objetos sustentáveis. A fruteira inteligente contribui com o consumo consciente de frutas, visto que evita o desperdício de alimentos. De acordo com estudos da Universidade, 440 mil toneladas de frutas são jogadas fora por ano no Reino Unido.

Desperdício em grande escala

Frutas
Foto: jitze1942

Só nos Estados Unidos, por exemplo, US$ 48,3 bilhões representam o prejuízo causado pelo desperdício de comida, aponta o estudo do Pnuma (Programa Ambiental das Nações Unidas) em parceria com World Resources Institutes (WRI).

A mesma pesquisa ainda revela que, de 1,3 bilhão de toneladas de comida desperdiçadas no mundo, 44% são de vegetais e frutas que vão para o lixo. Os 20% se referem às raízes como mandioca, batata doce e outros tubérculos. Números que ilustram a falta de comida para aproximadamente 870 milhões de pessoas no mundo.

O Brasil, segundo o Van Otterijk, diretor da campanha contra o desperdício de alimento da ONU, é um país com postura oposta. Para o diretor, as iniciativas de conscientização de consumo sem desperdício através de programas sociais são responsáveis pela redução de 30% do desperdício alimentar.

A fruteira inteligente é uma das alternativas de tecnologia e sustentabilidade que não só alerta os usuários sobre o vencimento do alimento, como ao longo prazo, gera consciência de compra e consumo correto. A ideia da fruteira inteligente faz com que as pessoas passem a ter o hábito de comprar somente o que for comer, para evitar que os alimentos estraguem.