A importância do tratamento de água industrial

3.520 views
Tratamento de Efluente em Indústria Têxtil
Foto: Fabiano Souza

Além de sua importância para a vida no planeta, pois é um dos elementos indispensáveis para o ser humano, a água é também fundamental para quase todos os segmentos industriais. Sendo um recurso não renovável, a água deve ser sempre preservada e técnicas para o seu tratamento são importantes.

As empresas atuam principalmente em centros urbanos e são consideradas parte da sociedade, por isso, incentivar ações como o tratamento de água e o reuso, mostra a preocupação delas com o ambiente em que estão instaladas, assim como, com a população e o meio ambiente.

O tratamento de água industrial é responsável pela recuperação da qualidade da água empregada em diversos processos industriais. Além disso, a água proveniente deste reaproveitamento economiza diversos litros d’água que podem ser utilizados para outros meios que necessitem de sua pureza natural.

Outra importante função do tratamento de água industrial é deixar a água tratada, sem componentes químicos e metais pesados para descartar em esgotos ou serem reutilizadas. Esta modalidade de tratamento é importante para saúde pública, uma vez que um litro de água contaminada pode atingir quilômetros de rios e esgotos e trazer doenças para os seres vivos, bem como, destruir vegetações, entre outros prejuízos para a natureza.

É inegável que a escassez de recursos naturais e o aumento da necessidade de utilização deles causam desequilíbrios para a natureza, mas para o bem do planeta processos que tentam minimizar estes impactos são cada vez mais difundidos. Ações como o tratamento de água industrial, o uso racional e consciente, e o compartilhamento destes conceitos são importantes para que as próximas gerações tenham acesso a todos os recursos que a natureza oferece.