Food Truck diferente transforma desperdício em alimento para moradores de rua

365 Visualizações
Fonte: Divulgação Já foram distribuídas mais de 2 mil refeições para moradores de rua.

Sinônimo de novidade quando pensamos em alimentação fora de casa, os Food Trucks invadiram as grandes cidades brasileiras e conquistaram o paladar do consumidor jovem e que adora iniciativas fora do comum. Aproveitando este fenômeno, a agência de publicidade África do Rio de Janeiro decidiu juntar forças com a ONG Make Them Smile e com a Truckvan em um projeto nobre: recolher alimentos que normalmente seriam jogados fora e redistribuir, já como refeições, para moradores de rua no período noturno.

A inciativa batizada de “Feed Truck” já tem um mês e os organizadores calculam que mais de 2000 refeições, as populares “quentinhas”, foram distribuídas. No total, mais de 400 moradores de rua receberam pratos saudáveis feitos a partir de alimentos que não seriam aproveitados.

Fonte: Divulgação A inciativa é uma parceria entre a agência de publicidade África, a ONG Make Them Smile e a Truckvan.

Participaram chefs como Roberta Sudbrack e Rafael Costa (Lasai), Paula Prandini (Empório Jardim), David Marcos (Confeitaria Colombo), Nery Owczarzak (Venga), César Antunes (Armazém São Jorge), Ronaldo Canha (Quadrucci) e Marina Braga (Larica Gourmet).

Esta ideia vem chamando tanto a atenção, que grandes canais de televisão abraçaram a causa e dão espaço em suas programações para divulgar a inciativa, como o Caldeirão do Huck (Rede Globo), que exibiu matéria recentemente na abertura do programa.

Fonte: Divulgação A proposta é evitar o desperdício e transformá-lo em refeições para população carente.

Desperdício ainda grave no Brasil

Reaproveitar alimentos e repassar como refeições para quem mais precisa, por si só já seria uma iniciativa louvável. Porém, se pensarmos na quantidade de comida que é desperdiçada diariamente no Brasil, a causa ganha ainda mais valor.

Uma nota divulgada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) informa que mais de 40 mil toneladas de alimentos vão para o lixo todos os dias no país, quantidade esta que seria suficiente para alimentar mais de 20 milhões de brasileiros.