Spray transforma qualquer superfície em painel solar

421 views
Fonte: IFL Science A técnica desenvolvida na Universidade de Toronto produz energia limpa de modo fácil e barato.

Uma simples borrifada de spray e o teto do seu carro, da sua casa ou a capinha do seu celular se tornam capazes de produzir energia solar. Parece impossível, mas é o que promete um novo produto criado por pesquisadores da Universidade de Toronto.

Batizado de SprayLD, o produto é baseado em uma técnica de revestimento por pulverização que, basicamente, consiste em pequenas partículas de células solares chamadas de Pontos Quânticos Solares – ou CQD, sigla em inglês – sensíveis à luz e tão eficientes quanto os painéis fotovoltaicos, garantem os pesquisadores.

De acordo com os cientistas, a substância pode ser aplicada em qualquer superfície, de gadgets a asas de avião. Além de versátil, tem ainda a vantagem de ser muito mais barata e fácil de ser utilizada. Basta uma borrifada e pronto.

As superfícies pulverizadas com CQDs tiveram um resultado tão bom quanto os seus homólogos processados ​​em lotes, sem grande perda em eficiência de conversão de energia solar. De acordo com o Gizmag, o produto foi capaz de alcançar uma eficiência de 7,2%.

Em fase de testes, o produto ainda não está disponível para comercialização. Confira no vídeo como funciona o SprayLD.