Empresa de Vitória lança projeto para melhorar a destinação de seus resíduos

411 views
Divulgação Flexibras Tubos Flexíveis.

A Flexibrás é uma companhia de tubos sediada em Vitória e controlada pelo grupo Technip. Identificando a necessidade de melhoria da disposição de resíduos sólidos, tendo em vista a participação dos moradores no Programa de Educação Ambiental da empresa, foi constatado que o problema estava se agravando na comunidade ao longo dos anos, devido ao crescimento populacional e, consequentemente, o aumento da geração de resíduos e a dificuldade para escoá-los.

A partir daí foi lançado o projeto “Juntos por uma Ilha mais Limpa”, focando no melhor encaminhamento de todos os resíduos da Flexibrás. Devido à ação, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

Tais dificuldades tinham como principais motivos três situações. Inviabilidades de acesso de caminhões de lixo, uma vez que, as ruas são estreitas e as coletas se restringiam a poucas ruas. Falta de conscientização ambiental dos moradores quanto aos problemas sócios-ambientais relacionados à disposição dos resíduos, como consequências, problemas de saúde pública e ao meio ambiente. Deficiência no serviço público do município na disponibilização de estruturas físicas para acomodação e logística dos resíduos.

Considerando que a responsabilidade ambiental é um dos pilares da Flexibrás, onde são investidos recursos para garantir o correto gerenciamento e destinação dos resíduos – indicadores ambientais mostram que 98% destes são reciclados – somando ao processo contínuo de formação do colaborador, onde parte reside na referida comunidade, não é coerente aceitar a diferença da realidade entre a empresa e o meio em que ela está inserida, contrastando assim, com o valor de retorno justo para todos.

Empresa: Flexibrás

Case: “Juntos por uma Ilha mais Limpa”

Responsável: Mykaella Sbardellotto

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.