São José dos Campos vai plantar cerca de 100 mil árvores em 2016

439 views
iStock.com / Xurzon Um dos objetivos do projeto é recompor as matas ciliares da cidade.

A prefeitura da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, está conduzindo uma operação que promete plantar cerca de 100 mil árvores nas zonas urbana e rural do município até o fim deste ano. O projeto, que está sendo coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEA), junto da Secretária de Serviços Municipais (SSM), tem como objetivo valorizar os espaços verdes na cidade.

Leia mais: Os benefícios do plantio de árvores para o meio ambiente

Em nota oficial, a Prefeitura de São José dos Campos apresentou o planejamento montado pela SSM, que visa o plantio de 320 árvores por semana, num total de 1.280 mudas por mês, resultando em 10.240 até o fim do ano. Desta forma, a operação luta pelo enriquecimento arbóreo de alguns dos principais bairros do município como Jardim das Indústrias, Jardim Satélite, Santana, Novo Horizonte e a região central.

Iniciada no mês de abril e prevista para finalização nos últimos dias de 2016, a operação conta também com o apoio de outros grandes projetos, o “São José Mais Verde” da SSM e o Programa Revitalização de Nascentes do SEMEA. Através deles, novas 2.984 mudas ganharão vida e, então, o plano de 36 meses de conservação destas árvores e a recomposição das matas ciliares da cidade poderão ser realizados com êxito.

Para a área rural, a assessoria da Prefeitura confirmou que uma série de ações estão sendo estruturadas para contribuir com o plano principal de preservação. Dentre elas, destaca-se a plantação de 84.100 árvores na microbacia Ribeirão das Couves, no distrito de São Francisco Xavier, e a recomposição da vegetação nativa nas áreas ambientais protegidas (imprescindíveis para manter o equilíbrio hidrológico, estabilidade do solo, controle de enchentes e secas, produção de alimentos e muitas outras atividades fundamentais para o cotidiano da população local).

“A viabilização dessas ações é resultado de um trabalho integrado e persistente de planejamento ambiental e articulação institucional, no qual nossos técnicos se debruçam desde o início desta gestão. É uma conquista para o município que vai refletir em melhor qualidade de vida para a atual e as futuras gerações”, disse o prefeito Carlos José de Almeida, em seu discurso.

Para 2017, a Prefeitura confirmou que a ideia é ampliar suas atividades e projeta ainda o plantio de 126 mil árvores em contribuição do Programa São José Mais Água (financiado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente e que tem duração de quatro anos).