Descubra como as estufas de hortaliças funcionam

3.122 Visualizações
© Depositphotos.com / proshoot O cultivo em estufas viabiliza a produção fora de época, além de garantir qualidade, padronização e produtividade.

Uma estufa é uma estrutura que absorve o calor do sol de forma controlada e proporciona ambientes adequados para o plantio de alimentos mesmo quando as condições ambientais externas não são favoráveis. Ela protege as plantas de ameaças como geadas, granizos, ventos fortes e secas extremas e mantém todas as condições de nutrição, temperatura e rega adequadas para o desenvolvimento dos brotos.

Geralmente, os materiais utilizados em estufas são etilenos (plásticos) transparentes. Eles possibilitam a chegada quase que total da luz solar nos solos, que devolvem esse calor em forma de radiação infravermelha. É ela que irá subir até as áreas mais altas da estufa e gerar o calor e o ambiente adequado para a plantação.

O benefício desse tipo de cultivo é o fato de ele não prejudicar o meio ambiente, já que, ao se criar um local adequado de plantação, perde-se a necessidade de usar agrotóxicos e produtos nocivos ao ambiente e à própria saúde humana. A grande procura do mercado atual por alimentos orgânicos – o segmento cresce na ordem de 20 a 30% ao ano em todo o mundo – ampliou a opção por plantio em estufas, já que elas proporcionam a produção de alimentos de qualidade o ano todo.

As culturas são estudadas e adaptadas aos seus locais de cultivo, onde são plantadas aquelas que naturalmente se desenvolvem melhor em um determinado solo, clima e com um determinado bioma de insetos, fungos, bactérias etc. Com as estufas é possível fazer todo esse estudo e proporcionar um ambiente favorável para uma produção mais perene.

Conhecer bem as culturas com que se pretende trabalhar é essencial para o produtor que se lança no cultivo em estufas, porque a criação do ambiente saudável para que a hortaliça cresça dependerá do conhecimento que ele possui de cada espécie. Conhecimentos técnicos, como saber o local de implantação da estufa, os modelos e dimensões da estrutura, a formação das mudas, o preparo do solo, o manejo da cultura, da temperatura e da umidade são imprescindíveis para o sucesso da produção.