A relação entre o paisagismo rural e a sustentabilidade

1.963 views
Paisagismo rural
Foto: pro.casa

A sociedade, seja em âmbito urbano ou rural, convive em volta da natureza. Por onde quer que olhamos, mesmo em meio aos prédios e centros comerciais, ainda é possível observar pequenos jardins, canteiro de plantas ou ambientes os quais nos sugerem uma ligação com o paisagismo rural e referências campestres. Mas essa ideia vai além da valorização das paisagens rurais e busca destacar não só o espaço, como também o meio ambiente e a conservação de recursos naturais como um todo.

De acordo com a paisagista Roberta Ferla, em entrevista ao portal AuE Digital, “O paisagismo rural tem como função primordial as práticas preservacionistas, o exercício da sustentabilidade, indispensáveis à manutenção do equilíbrio do ecossistema. Portanto, não se limita ao embelezamento estético da paisagem”. Em síntese, a questão do paisagismo se estende a atender as necessidades de preservação ambiental de um espaço através da valorização dos elementos.

Além da inserção da vegetação rural no ambiente urbano, é importante adaptar a questão da subsistência (busca por alimentos) e economia de recursos naturais. Esses fatores em conjunto estão diretamente relacionados com a questão do paisagismo rural e a sustentabilidade. João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo da Ecotelhado, empresa especialista em tecnologias de gestão ambiental, lembra que é importante “diminuir a dependência de importar todos os alimentos do campo quando temos capacidade de produzir parte do nosso sustento em nossas casas”.

Um exemplo de alternativa para produzir o próprio alimento é o sistema de horta caseira implantado em uma espécie de jardim vertical. O método desenvolvido pela empresa consiste na adaptação de vasos de cultivo de vegetais nas paredes. Nelas é possível cultivar pequenos alimentos orgânicos como salsinha, rúcula e pequenos tomates.

Paisagismo rural
Foto: claudetedorocinski

Além da horta caseira, a questão da redução de consumo de elementos da natureza faz parte da ideia de sustentabilidade. Um exemplo disso é adaptar o ambiente para irrigar as plantas e fazer com que a água excedente escoe e supra a necessidade de outros plantios. Dessa forma é possível evitar o desperdício de água e ainda auxiliar no desenvolvimento das demais áreas verdes.

As opções mostram como podemos embelezar um espaço e ainda contribuir com o meio ambiente. Entretanto, o desafio é implantar esses sistemas em larga escala para que os resultados sejam evidentes, a fim de apresentar grandes avanços nos métodos de conservação dos recursos naturais.