Quais são os tipos de alimentos orgânicos e seus benefícios?

4.286 views
Agricultura Sustentável
Foto: walmartcorporate

Os alimentos orgânicos são aqueles que em toda fase de produção são utilizadas técnicas que respeitam o meio ambiente, sempre visando a qualidade do produto. Desta maneira, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde de quem o consumir. Por serem obtidos de maneira natural, esses alimentos são mais ricos em nutrientes.

Para que tudo isso seja possível, na produção carnes e ovos os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes, já que algumas pesquisas concluíram que a aplicação destes produtos nos alimentos podem provocar doenças nos seres humanos, ainda mais quando consumidos por muito tempo.

produtos orgânicos
Foto: Environment Blog

Além de serem usados produtos que não fazem mal a saúde dos humanos e serem ricos em nutrientes, os orgânicos são mais saborosos, preservam a fertilidade do solo, a qualidade da água, a vida silvestre, assim como os demais recursos naturais.

Para que o consumidor saiba se está comprando um alimento orgânico basta verificar o selo de certificação que mostra que aquele produto é isento de resíduos tóxicos.

Entretanto, um dos obstáculos ao uso generalizado de alimentos orgânicos é o seu alto custo. Dependendo do tipo de produção, do tamanho da área cultivada e da mão de obra necessária, o custo pode ser até 40% mais caro que na agricultura tradicional. Por conta disso, apenas uma parcela da população pode ter acesso a este tipo de alimento.

Alimento Orgânico
Foto: wallyg

É importante ressaltar também que existe a possibilidade de haver fraude, ou seja, o produtor indicar como orgânico o alimento que não foi produzido dentro de normas condizentes com o que chamamos de agricultura orgânica. Por este motivo existe no Brasil um instituto que controla a produção e comercialização desse tipo de alimento, o IBD.

Muito se espera sobre um incentivo para que esse tipo de produto seja mais acessível a grande população de nosso país. Isso geraria uma grande melhora na qualidade da alimentação do brasileiro e resultaria também em uma melhoraria na saúde de todos.