Projeto promove a integração entre o saber popular e pesquisas socioambientais

244 Visualizações
RenovaEnergiaOficial Complexo Eólico Alto Sertão I.

O desenvolvimento de uma linha de divulgação do conhecimento popular, pelo do programa “Saberes Tradicionais Alto Sertão”, surgiu com o intuito de compartilhar dados científicos e empíricos integrados, constando os resultados dos estudos socioambientais com as informações dos costumes e conhecimento do povo local.

A contribuição dos envolvidos veio de forma voluntária, devido ao vasto conhecimento que a população local possui da região onde vive, a natureza com a qual se comunica e a importância de se preservar o local de onde tira seu sustento. A divulgação dos dados integrados, sempre de forma acessível e clara, tem como meta valorizar o conhecimento e as práticas de manejo dessas populações e orientá-los a conservar os seus costumes, mesmo com a chegada do empreendimento à região.

Devido à iniciativa, a Renova Energia, empresa que tem como foco a geração de energia elétrica renovável, recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

Os dados organizados se tornam uma ferramenta para identificação das ações que possam contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais e culturais. A metodologia aplicada para o desenvolvimento do projeto tem com premissa o estabelecimento de um bom relacionamento desenvolvido com a comunidade local, o qual busca interpretar seus costumes, valores e crenças.

Outro ponto, foi desenvolver estudos com boa qualidade e acima de tudo respeito à ética. Através desses dois métodos principais foi possível avaliar tecnicamente as carências e demandas da comunidade, e assim, possibilitar um retorno que pudesse acrescentar ao conhecimento do povo local.

Empresa: Renova Energia

Case: “Saberes Tradicionais Alto Sertão”

Responsável: Lívia Tavares

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.