4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade premia idealizadores dos melhores projetos sustentáveis em 2014

377 views
FecomercioSP Vencedores do 4º Prêmio FecomercioSP.

Na noite dessa quinta-feira, 21 de agosto, aconteceu a cerimônia de premiação do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na sede da própria entidade. Realizado pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, juntamente com a Fundação Dom Cabral (FDC), o evento presa pelo desenvolvimento de ideias e projetos voltados para a sustentabilidade, a fim de construir uma sociedade mais consciente.

Além da presença dos 46 finalistas ou representantes, a cerimônia contou com a participação de Abram Szajman (presidente da FecomercioSP), José Goldemberg (presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação), Cláudio Boechat (professor da Fundação Dom Cabral), Rubens Rizek (secretário estadual do Meio Ambiente), Emerson Kapaz (ex-deputado federal e relator do primeiro Projeto de Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e jurado do Prêmio). A entrega dos prêmios foi realizada pela jornalista Rosana Jatobá.

Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, não pode comparecer pessoalmente ao evento, porém, fez questão de enviar um vídeo de seu depoimento, destacando a importância da premiação. “Prêmio é sempre bom, mas particularmente prêmio na área ambiental ressalta que a iniciativa está dando certo e motiva a todos se engajarem”, ressaltou. Além disso, a ministra parabenizou todos os premiados e a iniciativa do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP.

Durante o evento, Abram Szajman discorreu sobre a importância da iniciativa para recriar o progresso da humanidade. “O novo século impôs a cada um de nós o desafio de romper com um padrão ultrapassado de desenvolvimento”, frisou Szajman, citando também que a premiação é resultado do estimulo dado à sociedade para o desenvolvimento de novos valores. José Goldemberg ainda comentou sobre o papel da sociedade e disse que o governo tem tomado medidas, mas a população precisa compreender melhor o assunto e dar maior apoio à causa.

Através desse Prêmio, ideias incríveis vêm surgindo e se transformando em realidade. Esta quarta edição teve a participação de 21 estados brasileiros, 91 municípios e 276 projetos inscritos.

Confira a lista de vencedores, por categoria, do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Microempresa: Ecotinta

Pequena e média empresa: Caxias Shopping Sustentável

Grande empresa: Rondobel – Inspirando mudanças no setor madeireiro

Indústria: Joinville Sustentável – General Motors do Brasil

Entidade: Consultorias integradas para o turismo sustentável em Fernando de Noronha – Sebrae Pernambuco

Órgão Público: Lixo que Vale – Prefeitura de Umuarama

Academia – Professor: Potencial de uso agrícola da água de reuso após tratamento por osmose reversa – Nildo da Silva Dias

Academia – Aluno: Ecologística – Renato Tadeu Rodrigues

Reportagem jornalística – Impresso: Mobilidade urbana – Júlio Lamas

Reportagem jornalística – Rádio e TV: Empreendedores sociais – André Trigueiro

Reportagem jornalística – Online: Principais alternativas para o transporte público no Brasil – Guilherme Justino