Líder em processamento de proteína animal se destaca pela gestão de resíduos

268 Visualizações
JBS Ambiental Gestão de Resíduos.

Para atender os novos anseios da sociedade e equacionar a gestão de seus resíduos, a JBS, empresa líder mundial em processamento de carne animal, criou a JBS Ambiental. Instalada no Brasil, a unidade de negócio tem por objetivo oferecer soluções de gerenciamento de resíduos sólidos, tratando e destinando adequadamente os produtos recicláveis, não recicláveis e perigosos, garantindo a certificação dos descartes. Devido à iniciativa, a corporação recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos privilegia reutilização e reciclagem antes da disposição final. Os custos das soluções são altos num contexto de negócio de baixas margens. O problema ambiental e social envolvido é garantir a destinação correta dos resíduos e diminuir ao máximo o descarte em aterros, resgatar autoestima dos colaboradores e quebrar a visão de que resíduo é lixo. Na verdade, resíduo é matéria prima.

A JBS Ambiental processa matérias pós-indústrias e pós-consumo por meio de modernos e inovadores equipamentos, os quais mantêm as características técnicas dos insumos próximas das originais. A Unidade de negócios realiza a gestão de resíduos sólidos e secos tanto de suas unidades como de terceiros, sendo referência em qualidade e excelência dos serviços e produtos reciclados que oferece ao mercado.

A rastreabilidade dos resíduos é outro diferencial da JBS Ambiental. A unidade de negócios tem o controle de 100% do caminho dos resíduos, desde a entrada do material até seu destino final, o que garante ao gerador do resíduo e ao cliente final a segurança e a sustentabilidade do processo.

JBS Ambiental Gestão de Resíduos.

Objetivo do projeto é desenvolver um negócio para oferecer solução de gerenciamento de resíduos sólidos com rastreabilidade, tratando e destinando adequadamente recicláveis, não recicláveis e perigosos, garantindo certificação dos descartes, a fim de contribuir com o compromisso de sustentabilidade do grupo e com o meio ambiente. Esse negócio deve se auto financiar, por meio da reciclagem e revenda de resíduos em uma unidade principal e nove centrais de pré-processamento.

Empresa: JBS Ambiental

Case: “JBS Ambiental Gestão de Resíduos”

Responsável: Andressa de Mello

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.