PUCRS desenvolve a mais eficiente célula solar do país

506 views
Reprodução – Facebook – PUCRS Estudantes obtiveram mais potência usando a mesma quantidade de material.

Em parceria com a Eletrosul, a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) apresentou, no dia 30 do mês passado, um estudo com importantes registros para o setor de energias renováveis do país. Trata-se do desenvolvimento da célula solar com os maiores níveis de eficiência do país.

Elaborado pela equipe do Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT-Solar) da PUCRS, sob coordenação dos professores da Faculdade de Física Izete Zanesco e Adriano Moehlecke, o projeto produziu células solares com eficiência de 17,3% e de forma totalmente industrial, superando a maior eficiência registrada até então, que era de 17%.

Intitulado “Desenvolvimento de Processos Industriais para Fabricação de Células Solares com Pasta de Alumínio e Passivação”, o projeto tem sua importância ligada ao fato de que agora é comprovado que é possível a produção de mais potência elétrica usando a mesma quantidade de silício.

“Se o custo do processo não aumentar, então há uma redução do custo da produção de energia elétrica a partir da conversão direta de energia solar”, explicou Izete, em entrevista para o Canal Energia.

Vale destacar que, a Eletrosul vem promovendo uma série de estudos e investindo em diversas tecnologias de produção de energia solar há mais de uma década. A nova conquista é uma das mais importantes dos últimos anos para a empresa, que também desenvolveu módulos fotovoltaicos com tecnologia nacional, implantou um projeto piloto de geração fotovoltaica em sua sede e realizou mais algumas ações.