Conheça as ecovilas brasileiras

1.431 Visualizações

As ecovilas, conhecidas como comunidades sustentáveis, estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, ganhando cada dia mais espaço. Elas surgiram na Europa e foram inspiradas nas comunidades alternativas dos anos 60.

A ecovila também é chamada de eco-aldeia e eco-comunidade, o modelo de vida que preserva áreas já degradadas ou que podem estar se degradando, que encontram soluções viáveis para a erradicação da pobreza.

Essas comunidades, urbanas ou rurais são locais onde as pessoas vivem em harmonia com a natureza e com o seu estilo de vida sustentável. Mas, para que dê certo é necessário seguir algumas práticas, como utilização de energia solar, produção de produtos orgânicos, economia solidária, preservação da natureza, entre muitos outros.

A ideologia das ecovilas possuem três bases conceituais que sustentam a ideia, como: a vida em harmonia com a natureza, a convivência fraterna e solidária e consciência elevada. Juntas, elas resgatam o modo de sobrevivência mais primário da humanidade, com um íntimo com a natureza.

A prática surgiu em 1998, e se consagra como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável.

No Brasil, existem diversas ecovilas, por isso, listamos algumas principais para que você conheça e quem sabe, visite um dia. Confira!

  • Clareando, Serra da Mantiqueira, São Paulo

Em São Paulo, há um condomínio rural que segue a proposta de viver de modo sustentável. A localização está entre as cidades de Joanópolis e Piracaia, área privilegiada por se situar entre os vales e montanhas da Mata Atlântica.

  • Arca Verde, São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul

A infraestrutura tem foco na permacultura, incluindo hortas e agroflorestal, cozinha, refeitório comunitário, espaço social e espiritual, alojamento coletivo, galpões e oficinas, ateliês, espaço kids, família e coletivo, e outros.

  • Viver simples, Morro Grande, Município de Itamonte (Minas Gerais)

O condomínio rural é formado por um grupo de 13 famílias, com área de cultivo, centro de aprendizado, chalés para os visitantes e cozinha comunitária.

  • Ecovila Bambu, Lindolfo Collor, Rio Grande do Sul

A Ecovila fica entre Novo Hamburgo e Nova Petrópolis, há 70 quilômetros de Porto Alegre. A ecovila que compõe o sítio foi elevada de um centro espiritual, que oferece alimentação saudável, harmonia entre os moradores, natureza e centro de lazer.

  • Asa Branca, Brasília

A Asa Branca é umas das principais referências em projetos de sustentabilidade no país, e está localizada a 23 km do centro de Brasília. A área abriga interessados em serviços voluntários e é aberto a visitantes de turismo ecopedagógico para até 15 pessoas.

  • Aldeia Arawikay, Antônio Carlos, Santa Catarina

A ecovila fica nas colinas de Alto Rio Farias, a área rural que preserva e recupera o ambiente florestal de 80% da área original dentro de 17,70 hectares.

  • Flor de Ouro Vida Natural, Alto Paraíso, Goiás

Esta vila reúne e recebe visitantes e turistas há mais de 30 anos. Localizada na região da Chapada dos Veadeiros e que organiza diversos eventos em prol da espiritualidade e harmonia do corpo e natureza.

  • El Nagual, Rio de Janeiro

Essa ecovila foi fundada há mais de 20 anos a fim de promover a gestão sustentável de recursos, implantar estudos de zoneamento e planejamento de ocupação do solo.