Revelando a Bio Brazil Fair

490 views

Adoro frequentar feiras, tanto as que acontecem nas ruas de São Paulo semanalmente – feiras livres –, como as de antiguidades e exposições, até as que surgem em pavilhões e centros de convenções espalhados pela cidade.

Sempre estou atenta às novidades e busco em minhas pesquisas algo relacionado à sustentabilidade e quanto mais orgânico melhor! Foi em uma dessas buscas que vi o anúncio de uma feira que aconteceria em São Paulo, mais precisamente na Bienal do Parque do Ibirapuera, onde no final de Junho/2013 aconteceu a Bio Brazil Fair, Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia.

Bio Brazil Fair
Foto de Divulgação

No site do evento uma escrita deixava bem claro para quem se destinava aquela feira:

“Consumidores mais conscientes e exigentes. Comprometimento ambiental da sociedade. Necessidade de matérias-primas e insumos orgânicos. Enorme demanda do setor fármaco. Tudo isso somado contribuiu para se desenhar um novo cenário no mercado. E este cenário sinaliza para o universo orgânico.”

Tudo a ver com o que eu estava procurando.

Na feira havia vários expositores de todo o Brasil com diversos produtos. Nas minhas andanças pelos corredores da Bienal encontrei produtos para todos os gostos, como alguns que me chamaram a atenção:

• Castanha de Baru (semente do cerrado);

• Açaí liofilizado, 100% natural e orgânico;

• Mel orgânico, molhos e geleias sem adição de açúcar ou conservantes;

Sementes de cacau crua ou torrada, cujos benefícios para a saúde são maravilhosos;

Óleo de coco, de origem das Ilhas Fhilipinas;

• Cafés saborosos;

• Frutas, verduras e legumes orgânicos;

• Podutos de limpeza, entre eles detergentes para louças e o multiuso para limpeza geral 100% natural, sem petroquímica, à base de óleos vegetais saponificados de fontes renováveis do nordeste do Brasil;

• Cosméticos à base de produtos naturais;

• Além de muitos outros produtos de fontes conscientes e com foco no meio ambiente.

Bom, para fechar a feira com chave de ouro, encontrei algo que achei fantástico: um minhocário, sistema para reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimentos em adubo.

Todo esse processo é feito dentro de caixas plásticas cheias de terra, onde as minhocas “trabalham” com as sobras dos alimentos, em sua maioria frutas, verduras e legumes, digerindo esse material e gerando húmus superfértil. Esse húmus no final será destinado para adubar a terra. Aqui ainda é produzido um líquido chamado chorume que servirá como fertilizante natural para plantas. Tudo isso muito simples e fácil de fazer em casa.

Aprenda como fazer:

Minhocário

Nada mais sustentável e orgânico que construir o seu próprio minhocário, fica a dica!

Para quem quiser obter mais informações clique aqui e veja no site da feira que acontece todos os anos. Em 2014, a Bio Brazil Fair promete ser melhor ainda!!!

Uma vida mais orgânica e sustentável para todos nós!!!