Recursos naturais gerados para 2014 acabaram na última terça-feira

830 views
© Depositphotos.com / Antartis Planeta Terra.

Não é de hoje que sabemos que os recursos do planeta estão se esgotando em uma velocidade bem mais alta do que imaginávamos algumas décadas atrás. Porém, ao colocarmos a situação em números e estatísticas reais, o susto é bem grande. Um exemplo é o que aconteceu na última terça-feira, dia 19 de agosto, quando esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.

Os dados são da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem. A pegada ecológica é o resultado da demanda humana por recursos naturais e a capacidade regenerativa da Terra.

Ou seja, imaginemos que o planeta é um banco e todos nós somos seus clientes. Neste cenário, a nossa conta mundial acabou de chegar no vermelho, uma vez que estamos gastando mais do que produzimos. Deste modo, tudo o que utilizarmos de recursos naturais até o final de dezembro está além do que a Terra pode repor.

Assim, as reservas do planeta serão reduzidas ainda mais e a quantidade de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera aumentará. O mais assustador é que o Overshot Day, ou Dia da Sobrecarga da Terra, está acontecendo cada vez mais cedo no ano. Em 2014 foi 19 de agosto, mas, para se ter uma ideia, em 2000 ele aconteceu apenas no dia 1º de outubro.

O grande problema nesta equação é o modo de vida que a maioria das pessoas pratica. Segundo os dados da GFN, nós precisaríamos de um planeta e meio para sustentar a atual pegada ecológica mundial. Hoje em dia, 85% da população vive em países que demandam mais da natureza do que pode ser renovado. Por conta disso, cria-se um ciclo vicioso que aumenta cada vez mais a utilização de recursos escassos, deixando mais evidentes problemas como o aquecimento global.