Um presente para o seu lar

254 Visualizações

O final do ano sempre traz consigo a preocupação e a alegria dos presentes. O que comprar? Para quem? Estas são questões em que nos envolvemos nesta época.

Gostaria de sugerir mais um presente para sua lista, um presente importante, mas que não afetará seu orçamento, ao contrário, irá beneficia-lo. A sugestão é um presente para sua casa, o planeta. Afinal, o que podemos oferecer a quem nos oferece tanto?

Sustentabilidade
Foto: loungeempreendedor

Podemos pensar em lhe dar, por exemplo, água. Dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 738 milhões não têm acesso a água potável, então não poderão oferecer o presente, mas os outros 6 bilhões poderão fazê-lo.

O presente do planeta é econômico, não compraremos água para entregar no Natal, mas podemos deixar de usá-la, ao menos um litro por habitante, e teremos um grande presente.

E um litro significa alguns banhos mais rápidos, fechar a torneira enquanto se escova o dente, não lavar calçadas e carros desnecessariamente com mangueiras e outras pequenas atitudes que podemos fazer sem grandes sacrifícios.

O planeta é bondoso, até quando lhe damos um presente o benefício é nosso, e acredite, não é todo mundo que tem este interesse incondicional pelos amigos.”

Outra sugestão para o presente do planeta é entregarmos as embalagens de tudo que ganharmos ou consumirmos nas festas de final de ano no local correto, um novo celular, por exemplo, entregando o velho nos postos de reciclagem de eletroeletrônicos (em São Paulo podemos agendar a retirada de equipamentos na USP, em empresas particulares, celulares podem ser entregues nas lojas de diversas marcas).

E uma nova roupa? Pode ocupar o lugar de outra que entregaremos a quem precisa. Os alimentos, podemos consumir com consciência, sem exageros e sem desperdícios.

O planeta é bondoso, até quando lhe damos um presente o benefício é nosso, e acredite, não é todo mundo que tem este interesse incondicional pelos amigos.

Estas são apenas sugestões, mas nossa criatividade é muito grande e em pouquíssimo tempo teremos um planeta mais feliz, uma casa mais organizada, mais acolhedora, que poderá ser habitada por nossos netos e bisnetos com a mesma qualidade que nós a habitamos.