Portugal abriga supermercado que vende alimentos orgânicos sem embalagem

990 Visualizações
Reprodução/ Facebook – Maria Granel Iniciativa tem os objetivos de evitar o desperdício de comida e estimulando hábitos de consumo saudáveis.

Quando se fala na criação de uma nova rotina sustentável por parte das pessoas, é surpreendente perceber a quantidade de péssimos costumes que precisam ser transformados. Entre eles, o desperdício de comida se destaca como um dos problemas mais graves a serem corrigidos, uma vez que toneladas de alimentos são jogadas no lixo todos os anos.

A necessidade por um consumo mais consciente e a reeducação alimentar no que diz respeito aos alimentos orgânicos, são fatores importantes não só para as pessoas, mas principalmente para o futuro do planeta. Observando nesta situação uma oportunidade, um projeto foi lançado em Portugal e tem chamado a atenção de muita gente.

Trata-se da mercearia Maria Granel, que vende alimentos orgânicos sem embalagens. O primeiro supermercado de Portugal a aderir à venda de produtos naturais a granel foi inaugurado em novembro de 2015 na capital Lisboa, onde tem conquistado a preferência de grande parte da população, mudando a relação das pessoas com os seus alimentos.

De acordo com os seus criadores, a ideia do novo comércio é evitar o desperdício de comida, estimulando hábitos mais saudáveis de consumo através da escolha exata de quantidade de alimentos que desejam comprar. Também desta forma, o projeto visa diminuir a produção de lixo gerada pelas embalagens (caixa de isopor, caixas de papelão etc.).

Para valorizar ainda mais a qualidade do produto a seus clientes, o supermercado comercializa apenas alimentos adquiridos (sem intermediários) de agricultores orgânicos, inibindo as preocupações com os agrotóxicos.

Vale destacar que as cidades de Berlim e Paris (Alemanha e França, respectivamente) já contavam com estabelecimentos deste tipo. No Brasil, a rede de supermercados Pão de Açúcar foi a primeira a criar um setor dentro da loja para venda de produtos sem embalagem.

“Somos a primeira loja em Portugal e uma das pioneiras na Europa e no mundo a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel”, dizem os idealizadores do projeto no site oficial do supermercado Maria Granel.

Para saber mais informações, acesse o site.