Holandês cria geladeira que dispensa energia elétrica

590 Visualizações
Reprodução / Weltevree Com a Groundfridge, é possível manter a comida fresca sem gastar energia.

Com a correria do dia a dia nem nos damos conta do tanto de energia que eletrodomésticos gastam em nossas casas. Dos tantos que existem em uma residência, a geladeira é a campeã em gastos. Ciente disso, a Weltevree, empresa de design holandesa criada por Floris Schoonderbeek, vem como uma tentativa de amenizar esse problema.

Aproveitando o clima frio da região, Schoonderbeek criou a Groundfridge, uma espécie de porão subterrâneo que tem a capacidade de manter frescos os produtos ali armazenados.

A Groundfridge é semelhante a uma adega tradicional, seu conceito envolve o incentivo ao armazenamento de produtos de uma maneira autossuficiente e natural. Ela usa o efeito de isolamento do solo e do resfriamento das águas subterrâneas. A temperatura no frigorífico mantém-se estável durante todo o ano, entre 10°C e 12°C, que é a temperatura ideal para o armazenamento de frutas, vegetais, vinho e queijo.

Esse tipo de armazenamento lembra, tomadas as devidas proporções, o efeito que os filtros de barro causam para o resfriamento da água. A Groundfridge é colocada no chão e coberta com a terra escavada. Esta camada de solo, de cerca de 1 metro de espessura, funciona como isolante, de modo que a temperatura no interior do frigorífico dificilmente varia. Não há nenhuma licença de construção necessária para a instalação da Groundfridge e o solo deslocado não precisa ser removido. Tudo o que é preciso é ter um espacinho no quintal para essa incrível geladeira.

Veja as imagens e o vídeo a seguir e entenda um pouco melhor como funciona o projeto:

Reprodução / Weltevree
Reprodução / Weltevree
Reprodução / Weltevree
Reprodução / Weltevree

Weltevree Presents the Groundfridge from Weltevree on Vimeo.