Parque Ecológico do Tietê celebra 30 anos de educação ambiental

641 views
Parque Ecológico do Tietê
Foto: ecotiete

No próximo mês de abril, o Parque Ecológico do Tietê (PET), localizado na zona leste, vai comemorar os 30 anos de aniversário com atividades destinadas a várias faixas etárias. Visitas ao viveiro de mudas, caminhadas ao ar livre e trilhas pelo meio da mata são as atrações que promovem maior proximidade com a natureza e que levam os participantes a se conscientizarem sobre a importância da preservação deste espaço administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Para realizar as atividades, o parque conta com o auxílio de biólogos e monitores.

A primeira opção é a Visita ao Viveiro de Mudas. Neste local os visitantes, reunidos em grupos de 30 pessoas, podem conhecer o Museu do Tietê, o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), o antigo Porto de Areia e Olaria e, principalmente, o viveiro, onde estão cultivadas as espécies de plantas nativas usadas no reflorestamento de áreas de mata ciliar atingidas por queimadas e desmatamentos. Em um percurso de 2 km, eles recebem uma aula de ecologia a ainda aprendem sobre responsabilidade socioambiental. O passeio ocorre aos sábados, das 14h às 15h30, é preciso fazer o agendamento prévio na portaria do parque.

Para quem prefere uma opção mais radical, a Trilha da Água é uma boa pedida. Depois de algumas dicas sobre como andar no meio da floresta, um grupo restrito de 50 pessoas segue por um trajeto de 4 km entre lagos e brejos banhados pelo Rio Tietê fazendo um estudo sobre o impacto das ações humanas nos ecossistemas. Os visitantes que optarem pela trilha devem realizar o agendamento prévio por telefone. O horário dessa atividade é das 09h às 13h.

A caminhada é um passeio direcionado a terceira idade. Reunidos desde 1995, de quarta e sexta às 9h, o grupo faz atividades físicas, alongamento, relaxamento, além da caminhada de 4 km.

Parque Ecológico do Tietê
Foto: ecotiete

Orientações para as atividades

A administração do parque faz algumas recomendações para os visitantes. A primeira delas é orientar os participantes da trilha a usarem roupas e calçados velhos, preferencialmente de cores claras para não atrair insetos. Não é permitida a entrada no Viveiro de Mudas com bolsas e sacolas. O parque dispõe local adequado para guardá-las.

Serviço

Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart

Horário de funcionamento: 8h às 17h – Entrada gratuita

Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1.000 vagas no estacionamento externo.

Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)

Endereço: Rua Guira Acangatara, 70.