ONG cria casas sustentáveis para moradores de rua nos EUA

1.071 views
Fonte: Treehugger Projeto pretende criar uma vila com casas sustentáveis para os moradores de rua.

Para reduzir o número de moradores de rua e criar alternativas sustentáveis, a ONG norte-americana Sawhorse Revolution criou um projeto com o objetivo de construir casas para desabrigados que vivem na cidade de Seattle.

Fonte: fastcompany.net As construções são feitas por voluntários.

O modelo de atuação da organização é semelhante ao realizado por outras organizações sem fins lucrativos, como o TETO ou a Mobile Loaves&Fishes. A iniciativa se diferencia pelo fato de as missões serem realizadas por jovens do ensino médio, que trabalham sob a orientação de engenheiros e arquitetos.

A ideia, apelidada de “Impossible City”, é criar uma vila composta por pequenas casas sustentáveis – com materiais reaproveitados – e que sejam facilmente removíveis, para serem transportadas a outros locais. Segundo estimativas, o complexo deve abrigar até cem pessoas.

Como serão as casas?

Fonte: fastcompany.net Para garantir menor custo, as casas são feitas com materiais reutilizados.

A construção deve seguir os modelos já aplicados em outros países, quando enfrentaram desastres naturais. Dessa forma, o projeto não prevê cozinhas e banheiros individuais, mas sim sistemas coletivos, para atenderem a todos os moradores. Além disso, as casas devem ser pequenas e simples, mas bastante confortáveis.

De modo a garantir o menor custo e o reaproveitamento de materiais, os principais materiais usados na construção serão: telhas de alumínio reaproveitadas, placas de rua velhas e fora de uso, janelas recicladas e pallets industriais. Além disso, o complexo também deve contar com uma central equipada com placas fotovoltaicas, para abastecer a comunidade.

Para que se tornasse realidade, a ONG buscou financiamento coletivo pelo site Indiegogo. Ao todo, em um mês, mais de 260 pessoas fizeram doações. O projeto encerrou sua campanha com US$ 39,154 arrecadados, 22% a mais do que o previsto pelo idealizador.