Você sabe o que é sociedade sustentável?

2.312 Visualizações
Floresta no Rio Grande do Sul
Floresta no Rio Grande do Sul – Foto: florestalconsultoria

Em meio ao crescimento e intensificação dos problemas ambientais que colocam em risco o futuro do planeta, a sustentabilidade transformou-se em elemento chave na busca por soluções. A sociedade moderna enfrenta o grande desafio de encontrar um novo modelo de desenvolvimento, que leve em conta não só o crescimento econômico, mas a conservação dos recursos naturais, ecossistemas e das espécies.

A relação harmônica entre os seres humanos e o meio ambiente é a base para a criação de uma sociedade sustentável. Este equilíbrio é a garantia da preservação e sobrevivência do planeta. Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, define a sociedade sustentável como “aquela que satisfaz as suas necessidades sem diminuir as possibilidades das gerações futuras de satisfazer as delas”.

O processo de construção de um novo modelo de desenvolvimento exige mudanças nas formas tradicionais de produção, nos hábitos de consumo e comportamento. O consumo consciente, descarte responsável e a adoção de sistemas produtivos limpos e ecológicos, que minimizem os impactos ambientais e possibilitem a recuperação e recomposição dos recursos naturais, são algumas das transformações essenciais para a formação desta nova sociedade.

Mesmo não havendo um modelo padrão para a sociedade sustentável, existem algumas características básicas determinantes para seu surgimento, como a substituição de combustíveis fósseis por fontes alternativas, de origem natural, renováveis e limpas (solar, eólica, entre outras); priorização de meios de transporte coletivos e menos poluentes; manejo equilibrado da terra; consumo consciente; utilização de materiais reciclados como principal fonte de matéria-prima, entre outros.

O primeiro passo para a construção desta nova sociedade é a conscientização dos indivíduos. Para isso, é fundamental que a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei Federal 9.795/1999, seja colocada em prática, promovendo conhecimento, valores e atitudes sustentáveis.

Energia eólica
Foto: infoescola