Marca carioca cria linha de óculos feitos com madeiras redescobertas

608 views
Zerezes Óculos sustentáveis.

O tema sustentabilidade está em alta e com isso diversas empresas têm apostado na área para se tornar um diferencial no mercado, ampliar as possibilidades de lucro, além de contribuir para a proteção do meio ambiente. Mais engajados em relação aos cuidados com a natureza, consumidores também tem dado preferência a produtos ecologicamente corretos.

Com o objetivo de proteger o meio ambiente, dar uma nova finalidade aos materiais descartados nas ruas e atrair novos consumidores, uma empresa carioca especializada em acessórios foi criada. Fundada em 2012, a Zerezes nasceu da união de quatro amigos que desejavam criar um produto com baixo impacto ambiental. Os primeiros frutos dessa ideia foram os óculos feitos a partir de materiais reaproveitados.

Um dos fundadores da marca, Luiz Eduardo Rocha, comenta que o desenvolvimento das peças começou com madeiras que eles mesmo encontravam nas ruas do Rio de Janeiro, em descartes de construção civil. “O uso do material começou pela conveniência e facilidade de encontrar madeiras com ótimas propriedades físicas e estéticas a custo zero, mas com o tempo fomos entendendo o potencial de cada madeira, e de como cada uma carregava uma história específica.”, apontou Luiz Eduardo Rocha.

Zerezes Óculos sustentáveis.

Apesar do custo ainda ser um fator determinante para o projeto, o grupo afirma que a escolha por processos de baixo impacto ambiental e social está em alta. A população, produtores e consumidores, estão compreendendo que as práticas ambientais responsáveis devem ser atos do cotidiano. “Desde a faculdade, buscamos tratar práticas socioambientais como premissas de nossos projetos e, hoje em dia, temos a convicção de que este vai ser o novo modelo a ser adotado por grande parte das empresas a médio prazo.”, comentou o fundador da marca.

A empresa tem interesse em trabalhar com a questão dos materiais descartados e aproveitar os resíduos de uma forma geral para criar novas experiências estéticas e sensoriais, mais do que simplesmente criar novos produtos.

Zerezes Óculos sustentáveis.

Hoje, a marca trabalha com duas linhas diferentes: madeiras redescobertas (encontradas nas ruas, caçambas de entulho, canteiros de obra, restos de mercenária e etc.) e as madeiras documentadas, compradas com o selo do Ibama. Já uma nova série recém financiada via Catarse, a Série Restus, é feita com serragem gerada no beneficiamento das madeiras redescobertas.