Junior Explorers chega ao Brasil para estreitar relação entre crianças e natureza

287 Visualizações
Divulgação Jogo tem o objetivo de fazer as crianças entenderem a importância de serem sustentáveis.

A questão ambiental ainda está longe do ideal em todo o mundo, porém cada vez mais pessoas se interessam e realmente abraçam a causa ecológica em prol de um Planeta Terra mais saudável e equilibrado. Este verdadeiro avanço social, felizmente, envolve também aqueles que ainda não tem poder de decisão, mas que daqui a 15 ou 20 anos, serão líderes de países e de grandes empresas: as crianças.

É justamente com este compromisso que desembarcou no Brasil um programa conhecido por incentivar crianças sobre a preservação ambiental, o Junior Explorers, que foi lançado durante a XVII Bienal Internacional do Livro no Riocentro, Rio de Janeiro. O objetivo é promover atividades com crianças entre sete e 12 anos, que envolvam cuidados com a natureza, ecossistemas, preservação de espécies animais e vegetais entre outros assuntos relacionados à sustentabilidade.

Natureza lúdica

As metodologias aplicadas envolvem brincadeiras, kits educacionais, livros instrutivos e ilustrativos, brinquedos colecionáveis sobre a vida selvagem e outros diferenciais para chamar a atenção da criançada. Quem tiver interesse pode conhecer mais pelo site www.juniorexplorers.com.br.

“Nossa missão é ensinar mais às crianças sobre a vida selvagem e a natureza. Fazer com que desenvolvam consciência sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência da vida na Terra”, afirmou Diogo Ferraz e Castro, diretor do programa. “Acreditamos que essa é a melhor maneira de transformá-las em defensoras do planeta, transmitindo conhecimento, carinho e respeito aos seus amigos e às gerações futuras”, completa.

Expansão mundial

Programa criado nos EUA, o Junior Explorers precisou adaptar seu material didático ao público brasileiro. “A partir do momento em que essa relação de valor for desenvolvida, a criança vai ser a primeira a carregar a bandeira. A ideia é consolidar conceitos, deixar um legado”, afirmou Diogo, que também fez questão de reforçar a diversidade e importância da flora e fauna do Brasil.

Junior Explorers no Brasil

Para aproximar meninos e meninas do Brasil com as questões ambientais, foram criados alguns personagens infantis, como Kia e Kyle, com respectivamente 11 e sete anos, e que acompanham as crianças inscritas no programa em verdadeiras descobertas didáticas sobre a natureza, como em explorações no Ártico e Amazônia. Nestas aventuras são ensinadas questões sobre os biomas da Terra, animais, vegetação e como preservar toda esta natureza. O objetivo é que as brincadeiras despertem o interesse das crianças sobre a sustentabilidade.

Outro ponto positivo é a iniciativa “Missão Giveback”, um programa que visa doações para financiamento de projetos de conservação ambiental, também através do site do programa. “Ao se tornar um Junior Explorers, a criança aprende a preservar a natureza e os animais, dando apoio a projetos reais, viáveis. No fim de cada missão online, parte dos pontos adquiridos é convertida em doações financeiras para iniciativas que fazem a diferença”, contou Diogo Ferraz e Castro. “E, com todo esse aprendizado e compartilhamento de informações, as crianças entendem a importância de proteger o meio ambiente e a Junior Explorers cumpre sua missão de apoiar a conservação do planeta”, finalizou.