Tucano que perdeu bico em ataque ganhará prótese impressa em 3D

323 Visualizações
Crédito: AFP Photo/Ezequiel Becerra / IFLScience A iniciativa surgiu através de campanha pela internet.

Um tucano que perdeu a parte superior do bico depois de ser maltratado por jovens na Costa Rica ganhará uma prótese que será produzida em uma impressora 3D. O tucano macho, chamado Grécia, por ter sido encontrado na cidade de mesmo nome, na província de Alajuela, foi levado para um centro de resgate de animais em janeiro.

Depois que o caso foi divulgado em jornais da Costa Rica e nas mídias sociais, uma campanha para conseguir um bico de prótese levantou rapidamente milhares de dólares e diversas empresas locais ofereceram ajuda.

Quatro companhias costarriquenhas, Elementos 3d, Ewa!corps, Publicidad Web e Grupo Sommerus, se voluntariaram a ajudar, oferecendo uma prótese impressa em 3D para o pássaro ferido. Esse tipo de prótese será a primeira desenvolvida por lá. Já nos Estados Unidos, bicos protéticos foram criados para uma águia e um pinguim.

De acordo com a veterinária Carmen Soto, que cuida de Grécia no centro de resgate Zoo Ave, o tucano estava se recuperando bem e tinha até começado a comer por conta própria.

Crédito: AFP Photo/Ezequiel Becerra / IFLScience

O designer Nelson Martinez, um dos que se propuseram a ajudar a ave fornecendo um novo bico, disse que a prioridade é criar uma prótese que permita Grécia comer. O bico do tucano também serve para regular sua temperatura corporal.

Assim, a ideia é criar um modelo que tenha “uma parte fixa e uma parte móvel para que possa ser limpo ou substituído, já que o tucano ainda está em fase de crescimento”, explicou Martinez.