Indústria alimentícia investe em projetos de sustentabilidade

2.764 views
Reflorestamento
Foto: agricultura.ruralbr

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, localizada em Chapecó (Santa Catarina), se preocupa com as questões ambientais da cidade e, por isso, traçou um planejamento de metas sustentáveis que ocasionou diversas transformações no local. O projeto “Gestão Ambiental Compromisso de Todos”, iniciado em 2012, realizou procedimentos que englobam desde reflorestamento até trabalhos de conscientização ambiental entre a população.

Liderado por Isabel Cristina Trierveiler Machado, uma das frentes de atuação do projeto está ligada principalmente a preservação de recursos naturais. Por isso, a empresa implantou dentro da corporação um sistema que purifica a água usada na produção dos alimentos e a devolve à natureza sem impurezas ou resíduos industriais.

Outra prática sustentável está relacionada à reciclagem. Todas as unidades possuem sistema de coleta seletiva, a qual separa corretamente cada tipo de material e o conduz para os centros de reciclagem, além do reaproveitamento do óleo de cozinha.

A empresa também apoia as ações de descarte de lixo hospitalar dos ambulatórios da cidade. Para combater o desmatamento, a instituição desenvolveu programas de reflorestamento junto a outras instituições parceiras.

A turminha da reciclagem
Foto: aturminhadareciclagem

O cuidado com a educação ecológica pode ser visto no projeto “Turminha da Reciclagem”. Desenvolvida pela Fundação Aury Luiz Bodanese e apoiada pela Cooperativa, a iniciativa consiste em efetuar atividades lúdicas de preservação do meio ambiente com crianças e adolescente nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental de Santa Catarina.

Todas essas ações da Cooperativa receberam destaque em 2013 e foram elencadas no banco digital de práticas sustentáveis do Instituto Mais, organização que analisa projetos de gestão ambiental no País.

Empresa: Cooperativa Central Aurora Alimentos

Ação: Gestão Ambiental Compromisso de Todos

Responsável: Isabel Cristina Trierveiler Machado