Império de Casa Verde aborda a sustentabilidade no carnaval de São Paulo

410 views
Império de Casa Verde
Foto: sidneyrezende

Olha o carnaval 2014 aí, minha gente! Durante a época de festividades em ritmo de samba que, na cidade de São Paulo, ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, a folia não tem hora para acabar e cometer excessos é até muito comum. Entretanto, apesar das celebrações características da data, ainda é preciso manter os cuidados com a preservação do meio ambiente. Pensando assim, a escola de samba Império de Casa Verde levará o enredo “Sustentabilidade, construindo um novo mundo” para o desfile no sambódromo do Anhembi.

Desenvolvedor de uma trilha sonora de mensagem ecologicamente correta, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde, fundado em 1994, não se contentou apenas com a produção da música. Por isso, campanhas de arrecadação de material reciclável foram realizadas para compor as cinco alegorias que serão exibidas neste carnaval, além de ter usado tinturas não poluentes para a pintura de sua quadra, no bairro do Limão.

“Há um clamor mundial para a salvação da nossa existência”, afirma o carnavalesco Alexandre Louzada. Segundo ele, a entidade representará os quatro elementos da natureza em suas produções, abordando o uso da terra, o fogo que devasta as florestas, a poluição responsável pela baixa qualidade do ar e a contaminação da água. “Neste ano, o mestre sala e a porta-bandeira irão mostrar a degradação dos nossos mananciais”, confirma Leonardo Catta Preta.

Império de Casa Verde
Foto: sidneyrezende

Com mais de 3 mil componentes, a Império de Casa Verde também pretende mostrar a beleza da biodiversidade, incluindo os animais e as plantas no desfile. No entanto, conforme Alexandre Louzada, os principais destaques da apresentação serão os alertas sobre o consumo de energia e o desperdício de água, com integrantes evidenciando a quantidade de recursos hídricos que se gasta em apenas um banho.

Portanto, mesmo que não se sagre campeã do carnaval 2014, nos quesitos sustentabilidade e responsabilidade social, a escola recebe a nota dez.

Curtiu a ideia? Confira o samba-enredo e se divirta bastante neste Carnaval:

“A Casa Verde estremece de tanta emoção

lá vem o tigre guerreiro do meu coração

eu sou Império, sou a voz de uma nação

o meu cantar vai ecoar

Ouça o grito de alerta

em poesia a caçula manifesta

sustentabilidade, a hora é essa!

a explosão na imensidão

nos elementos o poder da criação

gira o tempo, não para

marcas da revolução, o homem colhe a degradação

quero lavar minha alma

na fonte que rio deságua, água limpa pra viver

Vem cá! Plantar a semente do amor

e preservar a nossa terra

abençoada pelo Criador

Do jeito que a coisa vai

ninguém aguenta mais

a natureza chora sufocada

vamos dar um fim, adeus poluição

quero ar puro para o meu pulmão

vai brilhar o sol que aquece o coração

a energia da nossa emoção

É o fogo da paixão

o samba é meu manto maior

de azul e branco, eu vou

construindo um mundo melhor!”